Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Etapa IFTM dos Jogos dos Institutos Federais ocorre em Uberaba

Etapa IFTM dos Jogos dos Institutos Federais ocorre em Uberaba

Evento reunirá em torno de 420 atletas dos nove campi da instituição

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 27/06/2017 às 14:38
  • Última modificação 30/06/2017 às 13:54
JIF 2017 - Etapa IFTM
Crédito: Divulgação

Entre os dias 29/06 a 04/07, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) sediará os Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2017 – Etapa IFTM - em Uberaba.

Os JIF são uma competição esportiva tradicional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e também uma oportunidade de integração entre os alunos, troca de experiências e incentivo à atividade física. São uma promoção do Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC).

O evento reunirá aproximadamente 420 atletas de todos os campi do IFTM, que disputarão diversas modalidades esportivas: futsal, handebol, voleibol, basquete, tênis de mesa, futebol de campo, xadrez e atletismo (salto em distância, salto triplo, arremesso de dardo, arremesso de peso, arremesso de disco e salto em altura) feminino e masculino.

Para o reitor do IFTM, Prof. Dr. Roberto Gil, “o evento tem a importância de, por meio do esporte, colaborar para a formação integral dos nossos alunos e oferecer a oportunidade para que eles possam se inter-relacionar. Além disso, os classificados irão para os jogos regionais, que será no Instituto Federal Fluminense – IFF - e a última etapa, os Jogos Nacionais, que ocorrerão em Poços de Caldas, no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas. Os jogos contribuem também para que a comunidade possa conhecer mais a Instituição, despertando, em mais jovens,  o interesse em estudar no IFTM”.

A aluna Natália Romualdo, do terceiro ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Uberaba Parque Tecnológico, afirma que: "Esperamos que o JIF seja um evento que movimente Uberaba de forma positiva, com muita torcida e animação. Queremos jogos limpos e que mostrem a real função e importância das atividades esportivas dentro da grade curricular do aluno e na sua vida em geral. Particularmente, nosso time estará totalmente focado e daremos todas as nossas forças para obtermos bons resultados e levar o grandioso nome do nosso campus adiante na competição. Com certeza os nossos adversários são fortes, mas nossa expectativa  é aproveitar o máximo e aprender com as oportunidades, afinal estamos juntas nisso e se for para vencer, venceremos juntas!”

Samuel Modesto, estudante do terceiro ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Uberaba, relata que “estou participando do JIF pela terceira vez e as minhas expectativas para as competições são as melhores possíveis, porque, além de estimular a prática de esportes, o evento permite integração entre os alunos”.

A abertura do JIF 2017 – Etapa IFTM - acontecerá no dia 29 de junho, às 19h30, no Centro Olímpico da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM – na Univerdecidade.  Logo após será realizado o primeiro jogo da competição: futsal masculino entre Campus Ituitutaba e Campus Uberaba.

As partidas se iniciarão a partir das 8h e ocorrerão em quatro lugares da cidade: IFTM Campus Uberaba; IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico – Unidade 1; Centro Olímpico da UFTM e Estádio Municipal Engenheiro João Guido (Uberabão). O evento é aberto à população e tem entrada gratuita.

Os vencedores seguirão para a Etapa Regional - JIF Sudeste -, que acontecerá de 23/08 a 28/08, em Campos dos Goytacazes, no Instituto Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Já os JIF Nacional serão realizados em Poços de Caldas/MG, no campus do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, de 03/10 a 08/10.

Acompanhe os resultados dos jogos na página do JIF - Etapa IFTM 2017.