Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Licenciandos em Química participam do “46th World Chemistry Congress”
Início do conteúdo da página
Notícias

Licenciandos em Química participam do “46th World Chemistry Congress”

O Congresso é o maior evento na área da química

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 25/07/2017 às 20:35
  • Última modificação 27/07/2017 às 08:19
Gabriela Câmara durante sua apresentação oral no
Gabriela Câmara durante sua apresentação oral no "46th World Chemistry Congress"
Crédito: Bruno Garcês

Três estudantes e um professor do curso de Licenciatura em Química do IFTM estiveram presentes no 46th World Chemistry Congress realizado no World Trade Center na cidade de São Paulo/SP, entre os dias 9 e 14 de julho.

Os estudantes do 3º período Gabriela Chagas Câmara, Marcus Vinicius Silva Oliveira e Poliana Ricci, acompanhados pelo Professor Bruno Garcês, apresentaram três trabalhos em língua inglesa intitulados: Chemistry in the primary school: an experience with primary school students educational games in chemistry education; Analysis of the abstracts in the annual meeting of the Brazilian Chemical Society 2006-2016 e History of chemistry in the annual meetings of the Brazilian Chemistry Society in the last 10 years.

As três apresentações foram em forma de pôsteres e, a de Gabriela Chagas foi também selecionada para apresentação oral, momento em que a estudante se juntou dois mestrandos e quatro professores doutores da área de ensino de química para representar o IFTM e falar sobre a possibilidade de interação da química no ensino fundamental, trabalho atualmente realizado em parceria com a Escola Estadual Dom Eduardo.

O 46th World Chemistry Congress, organizado pela Organização Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), é realizado a cada dois anos e pela primeira vez aconteceu em um país sul-americano .

O Congresso contou com a participação de mais de 2000 pesquisadores de 50 países. Foram apresentados 2058 trabalhos, sendo apenas 95 na área de Educação em Química. Na ocasião estiveram presentes três laureados com prêmio Nobel em Química, Robert Huber, ganhador em 1988, Ada Yonath em 2009 e o mais recente, Sir James Fraser Stoddart, agraciado no ano passado pelo seu intenso trabalho com máquinas moleculares.

Durante o evento foram ratificados os quatro novos elementos da tabela periódica, Nihonium (Nh), Moscovium (Mc), Tennessine (Ts) e Oganesson (Og). Esse foi um momento inédito, pois houve a nomeação de quatro elementos ao mesmo tempo e o Brasil foi palco deste importante feito para a ciência.

A apresentação dos trabalhos realizados no IFTM no 46th World Chemistry Congress mostra que a instituição valoriza a pesquisa e trabalha para o seu desenvolvimento.

Esta apresentação é resultado do esforço coletivo de estudantes, professores e instituição para a melhoria da educação científica em nossa região.

"Eu fico muito feliz em ver que nossos alunos do 3º período estão se envolvendo cada vez mais com atividades de pesquisa e, principalmente, estão obtendo resultados tão expressivos. A apresentação dos resultados de pesquisa no maior Congresso de Química do mundo mostra que estamos trabalhando no caminho certo”, comentou Bruno Garcês.

“A Gabriela ainda apresentou seu trabalho na comunicação oral, sendo a mais jovem estudante a apresentar um trabalho nesta categoria e, talvez, do evento. Gabriela, Marcus e Poliana estão de parabéns pela apresentação e já voltaram para Uberaba pensando no 47th World Chemistry Congress em Paris, e eu tenho certeza de que eles conseguirão apresentar seus trabalhos novamente. Além disso, é muito importante ver que nossos alunos estão tendo oportunidade de interagir com pesquisadores de todo o mundo, fazendo contatos e conhecendo um pouco mais do trabalho de cada um, sem contar a grande experiência de conhecer três ganhadores de prêmio Nobel e a simplicidade em suas falas. Guardo bem o momento em que Sir Fraser Stoddart, ganhador do prêmio Nobel de Química em 2016, disse, com os olhos cheios de lágrimas e um pequeno soluço, que precisamos ser mais solidários com nossos irmãos, independente de cultura, raça ou religião”, finalizou o professor.  

Leia o depoimento dos estudantes

"Ao longo da participação no congresso, tivemos a honra de conhecer, compartilhar informações de histórias inspiradoras, e experiências com pesquisas que implicam um grande valor para o bem da humanidade, com os ganhadores do Prêmio Nobel e os líderes mundiais. A participação neste evento acarretou não apenas a sabedoria no campo da química, mas também direcionou a uma visão ampla dos caminhos a serem seguidos em busca de nossos sonhos. Além disso, somos gratos ao apoio do IFTM e ao nosso professor Bruno por toda dedicação e esforço para que pudéssemos ir ao evento com trabalhos aprovados. Enfim, obrigada pela experiência surpreendente, incrível e que venha IUPAC 2019 em Paris”. Gabriela Chagas Câmara

"Foi uma grande oportunidade para nós participarmos do 46° congresso mundial de química da IUPAC 2017 e o 40ª Reunião anual da sociedade brasileira de química. No decorrer do congresso tivemos a imensa chance de ter o contato com pessoas de diferentes lugares do mundo, compartilhar e compreender experiências e conhecimentos da áre. Ficamos honrados em conhecer alguns ganhadores do prêmio nobel de Química. A nossa participação no evento gerou uma variedade de experiências e saberes na área da química e, ao mesmo tempo, acabou norteando nossos caminhos. Agradecemos o apoio do IFTM e também do nosso professor e orientador Bruno Garcês pela ajuda e esforço para participar do evento. Sei que usaremos o que aprendemos com esse congresso. E que venha IUPAC 2019 em Paris ". Marcus Vinicius Silva Oliveira

"Há alguns meses recebi a notícia de que meu trabalho submetido para o 46th World Chemistry Congress IUPAC 49th General Assembly havia sido aprovado e selecionado para apresentação em pôster. Dessa forma, foi uma honra participar de uns dos maiores congressos de química. Os vastos conhecimentos que adquiri foram gratificantes, tivemos a oportunidade de conhecer renomados nomes do ramo da química e presenciar palestras de ganhadores de prêmios Nobel. A troca de experiências com outras pessoa, não apenas do Brasil, mas de outros pais, foi maravilhosa. E, de tudo isso, o mais surpreendente foi ser parabenizada, por ser estudante do início do curso de Licenciatura em Química e já participar de um congresso tão bem reconhecido. Dessa forma, só tenho a agradecer a oportunidade de ter participado da IUPAC e também ao professor Bruno Garcês que incentivou e nos ajudou, ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba e à Sociedade Brasileira de Química – MG. Participar da IUPAC contribuiu não só para minha formação acadêmica, mas também como pessoa”. Poliana Ricci



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página