Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > IFTM Campus Uberaba e UNESP realizaram o IV Congresso Brasileiro de Fitossanidade
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM Campus Uberaba e UNESP realizaram o IV Congresso Brasileiro de Fitossanidade

“A fitossanidade e as novas paisagens agrícolas brasileiras” foi tema desta edição

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 18/08/2017 às 09:59
  • Última modificação 18/08/2017 às 11:34
Cerimônia de abertura do IV Conbraf
Cerimônia de abertura do IV Conbraf
Crédito: Cláudia Vicente

Entre os dias 9 e 11 de agosto, aconteceu em Uberaba a quarta edição do Congresso Brasileiro de Fitossanidade (Conbraf), apresentando as contribuições para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

O Conbraf foi organizado pelo IFTM Campus Uberaba juntamente com a UNESP Campus Jaboticabal. Durante o evento, 32 renomados palestrantes de órgãos governamentais e privados proferiram palestras e minicursos para mais de 250 congressistas – alunos, professores, produtores rurais e outros profissionais da área de Engenharia Agronômica e afins. Foram apresentados 21 trabalhos em 3 sessões orais e aproximadamente 180 trabalhos na forma de pôster.

A programação abordou aspectos da regulamentação e das estratégias governamentais para a Fitossanidade, os principais e mais recentes desenvolvimentos relacionados ao tema, o manejo integrado, entre outros tratados por especialistas de variadas áreas do conhecimento.

O Conbraf é o único evento nacional que congrega diversas áreas da proteção de cultivos, abordando nesta quarta edição “A fitossanidade e as novas paisagens agrícolas brasileiras”, com o objetivo de apresentar as atualizações sobre as influências das mudanças nas paisagens agrícolas brasileiras em relação às alterações nos complexos de pragas, patógeno-hospedeiro e da dinâmica populacional de plantas daninhas, além de fomentar as discussões sobre a necessidade de adequações no modelo fitossanitário atual e ainda promover a divulgação de soluções para culturas implantadas nas diferentes regiões.

O professor Robson Thomaz Thuler, membro da comissão organizadora, fala da realização do Congresso e de sua importância. Em suas palavras: “trazer o IV Conbraf para Uberaba foi um grande desafio, tendo em vista que pela primeira vez o evento seria realizado fora do estado de São Paulo. Contudo, posso afirmar que a equipe de professores e técnicos-administrativos do IFTM Campus Uberaba é movida por desafios e, juntamente com a Direção do Campus e com apoio da Reitoria, assumimos realizar esse importante evento com a parceria da Unesp Campus Jaboticabal”.

“Durante o Congresso, as manifestações de satisfação e anseio pela próxima edição do Conbraf nos deram o retorno esperado, para um evento minuciosamente cuidado em suas atividades técnico-científicas e sociais. Como vice-presidente do evento só tenho a agradecer a todos os integrantes da comissão de organização do IV Conbraf pelo empenho e dedicação para a realização do evento que muito contribuiu para sua confirmação entre os maiores eventos brasileiro que abordam a sanidade vegetal como temática central”, finaliza o professor.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página