Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM realiza Workshop de Modelagem de Negócios Validation Rocket Uberaba

IFTM realiza Workshop de Modelagem de Negócios Validation Rocket Uberaba

Foram 12 horas de imersão no mundo da inovação, do empreendedorismo e do aprender

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 21/08/2017 às 15:14
  • Última modificação 24/08/2017 às 08:29
2ª edição do Validation Rocket Uberaba realizada na reitoria do IFTM
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

Aconteceu sábado, dia 19 de agosto, o Workshop de Modelagem de Negócios Validation Rocket Uberaba (VR), promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do IFTM (NIT/IFTM), na reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM.

O workshop capacitou 30 pessoas, dentre elas, 15 alunos e 7 professores do IFTM, para que possam alavancar seus projetos de pesquisa, propostas ou idéias, validando-as para o mercado. Foram 12 horas de imersão  no mundo da inovação, do empreendedorismo e do aprender.

O reitor do IFTM, Prof.Dr. Roberto Gil Rodrigues Almeida, esteve presente no evento e ressaltou sua importância, afirmando que a vida é feita de quebra de paradigmas, e que o Validation Rocket representa isso. "É preciso pensar fora da caixinha e devolver para a sociedade o que nós recebemos. Fico muito feliz de ver nossos colegas do IFTM aqui hoje participando".

Para o coordenador do NIT/IFTM, Watson Rogério de Azevedo, “foi gratificante ver sonhos saindo do papel, virando verdades, e com direção, através de depoimentos carregados de emoção, pois os participantes haviam encontrado o impensável”.

O VR foi uma realização da Empreendi na Rede, tendo como patrocinador a Wise Up, Auto Elétrico Nanya, TNT, SEBRAE e apoio do campus Uberaba e da reitoria do IFTM.

Para Dante Lopes, fundador da Empreendi na Rede e facilitador do Validation Rocket, “está sendo incrível fazer o workshop dentro do IFTM. Nós sempre miramos estar dentro das instituições públicas de ensino, como universidades e institutos, e elas não haviam dado abertura. Foi a primeira vez que um Instituto deu abertura. Temos hoje aqui 14 projetos, a maior parte deles projetos de pesquisa, produtos de bancada, que hoje estão sendo colocados à prova para alavancá-los”.

O workshop contou com a presença de  empresários e pessoas ligadas ao empreendedorismo local, como Noboru Nanya (Nanya Auto Elétrica); Guilherme Romero (Guirom Soluções Técnicas); Fábio Vaz (Bynet TI Solutions); Mônica Okura (Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro); Christiane Sakamoto (Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTM), Cássia Silva (Assessora do NIT/IFTM), dentre outros. Eles atuaram como mentores, auxiliando os participantes durante todo o evento.

Christiane Sakamoto, uma das mentoras do Validation Rocket, afirmou que “os mentores estavam ali para ajudar, instigar, questionar e fazer os participantes pensarem de forma diferente. Foi muito gratificante poder participar desse momento, pois, ao final, todos os projetos foram bem desenvolvidos e o clima era de sucesso e muito aprendizado”.

O IFTM participou do VR com a apresentação de diversos projetos, dentre eles: Canela Amarela: validação de procedência e segurança alimentar; Pão Doce Enriquecido com Farinha de Munguba; Macarrão de Batata para Celíacos; CRIE - Centro de Referência em Inovação e Empreendedorismo; 3F - FAIR FRESH FOOD - Alimentos saudáveis, cuidado com o meio ambiente e responsabilidade social; e Agrosoft - Gestão Agrícola.

Cristiane Maria Salomé, uma das participantes do evento e graduada em Tecnologia de Alimentos pelo IFTM comentou que a experiência foi muito válida.  “Vim a convite do professor Carlos Alvarenga, que foi meu orientador do mestrado aqui no Instituto. Nós desenvolvemos um novo produto na área de alimentos. Viemos com o objetivo de saber da sua viabilidade no mercado e, com a experiência do Validation Rocket, verificar se há possibilidade de levá-lo para o mercado. Para mim, foi uma ferramenta totalmente nova. Na empresa onde trabalho, já tive a oportunidade de trabalhar com outras ferramentas de desenvolvimento de projeto, mas não essa. Aprendi muito”.

Um dos momentos de destaque do workshop foi o convite do empresário Guilherme Romero a um aluno do IFTM para desenvolver sua ideia na Guirom Soluções Técnicas. Guilherme Romero, que começou a empreender muito cedo, afirmou que foi abençoado em conhecer um jovem de coração puro e, por isso, propôs ao aluno que, em troca de desenvolver o projeto dele sem nenhuma contrapartida para a Guirom, o aluno ajudará a empresa nos seus projetos já em andamento e a desenvolver novos.

Devido à grande procura, será realizada a 3ª edição do Validation Rocket Uberaba em 7 de outubro. O local ainda não foi definido.

Mais informações na página do evento.