Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Declarados "os jogos da amizade", Etapa Sudeste dos JIF 2017 teve noite de abertura pontuada pela emoção
Início do conteúdo da página
Notícias

Declarados "os jogos da amizade", Etapa Sudeste dos JIF 2017 teve noite de abertura pontuada pela emoção

Evento reúne mais de 1000 estudantes atletas no Instituto Federal Fluminense

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 22/08/2017 às 16:29
  • Última modificação 25/08/2017 às 08:50
Etapa Sudeste dos Jogos dos Institutos Federais 2017
Etapa Sudeste dos Jogos dos Institutos Federais 2017
Crédito: Divulgação

Ela tem quase dois metros de altura e tinha acabado de percorrer a quadra do Ginásio de Esportes Fernando Duncan carregando a Tocha Olímpica, com a qual em seguida acenderia a Pira Olímpica, simbolo dos breves tempos de jogos, mas também da longevidade da memória afetiva dos eventos. Com os olhos marejados, deu seu depoimento, após cumprir a missão aplaudidíssima pelo público que lotou o Ginásio: "Ser uma ex-atleta, jogando tanto tempo aqui na casa e ver um movimento desses aqui, poder participar dessa homenagem que fizeram pra mim é muito gratificante, porque mostra o valor que as instituições dão ao esporte. É surreal estar no meio disso!". A ex-atleta em questão é Taís da Silva Maciel, estudante do sexto período de Engenharia de Controle e Automação, curso oferecido no Campus Campos Centro. Taís esteve acompanhada de quatro servidores do Instituto, que como ela são ex-atletas da instituição.

 Desde 2013, os JIFs antecedem aos jogos nacionais, que este ano ocorrerão na cidade mineira de Poços de Caldas, no período de três a oito de outubro. Em momento de redução de recursos, o evento tornou-se possível com a soma de esforços dos campi do IFFluminense, dos demais institutos participantes e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Além do anfitrião, participam: Colégio Pedro II, IFMG, IFTM, IF Sudeste de Minas Gerais, IF Norte de Minas Gerais, IFSP e IFES. Estão mobilizados na realização do evento, iniciada em fevereiro, 130 servidores do IFF. Em sua fala de boas vindas e de início dos trabalhos na noite da terça-feira, dia 22 de agosto, o coordenador de Políticas Esportivas do IFF, Carlos Augusto Boynard direcionou sua mensagem para os atletas e gestores vindos de outros estados para celebrar o esporte e a convivência. "É uma satisfação muito grande estar realizando essa etapa dos jogos nesta casa! Esta casa é acolhedora, ela gosta de receber! O momento é de gratidão.", disse Boynard passando a agradecer aos gestores, servidores e estudantes que deram suas contribuições para a realização do V JIF.

Troféu

 Este ano, a Coordenação de Políticas Esportivas instituiu o Troféu Gratidão, entregue por professores, servidores e gestores a colegas dos demais institutos. Em suas falas, todos os gestores destacaram o empenho dos estudantes/atletas e dos servidores de cada instituição. Também mencionaram os esforços para a realização do evento e garantia de recursos para a etapa nacional, como destacou o reitor do Instituto Federal  do Triângulo Mineiro, Roberto Gil Rodrigues, também representando o Conif.

 Em sua mensagem, o reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou as palavras gratidão e amizade. Com a primeira, agradeceu a todos os parceiros institucionais, entre eles a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, representada pelo secretário de esportes, Rafael Thuim (ex-campeão mundial de natação, e também nadador pelo IFF, no início da carreira). Falando da amizade, o reitor disse aos jovens atletas "vocês tentarão se superar, mas é importante perceber que o outro também é muito importante. Tenho certeza de que daqui sairão com muitas amizades!", destacou Jefferson.

 Houve agradecimento e reconhecimento  formais ao talento da Orquestra de Violões do IFF, que abriu os trabalhos com o tema de a Pantera Cor de Rosa, a 'clássica' música de Henry Mancine para o filme, mas o público, os estudantes e gestores visitantes responderam com palmas e vibração a cada número executado com a condução empática do maestro Victor Matos. Fechando a noite, já entregues ao espírito desportista e confraternizador que costuma marcar os encontros, os atletas festejaram e saíram juntos, com as cores de suas instituições diluídas na massa humana alegre e contagiante na quadra e nas arquibancadas do ginásio.  

As competições da Etapa Sudeste dos JIF 2017 seguem até 31 de agosto e ocorrem no IFF Campos Centro, na 2ª Companhia de Infantaria do Exército, na Assetec e no Clube Saldanha da Gama, com entrada gratuita. 

O IFTM participa com várias equipes e atletas individuais: voleibol masculino (Campus Patrocínio); futsal masculino e feminino (Campus Uberaba); handebol masculino e feminino (Campus Ituiutaba); basquete feminino (Campus Ituiutaba); basquete masculino (Campus Patos de Minas); tênis de mesa masculino (Campus Ituiutaba); natação (Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico); atletismo (campi Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Uberaba, Campina Verde, Ituiutaba); judô (Campus Uberaba); e xadrez (campi Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Ituiutaba, Patos de Minas).

Os vencedores seguem para o JIF Nacional, que será realizado em Poços de Caldas (MG), no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, de 3 a 8 de outubro.

Fonte: Comunicação Social do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (com adaptações)



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página