Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Declarados "os jogos da amizade", Etapa Sudeste dos JIF 2017 teve noite de abertura pontuada pela emoção

Evento reúne mais de 1000 estudantes atletas no Instituto Federal Fluminense

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 22/08/2017 às 16:29
  • Última modificação 25/08/2017 às 08:50
Etapa Sudeste dos Jogos dos Institutos Federais 2017
Crédito: Divulgação

Ela tem quase dois metros de altura e tinha acabado de percorrer a quadra do Ginásio de Esportes Fernando Duncan carregando a Tocha Olímpica, com a qual em seguida acenderia a Pira Olímpica, simbolo dos breves tempos de jogos, mas também da longevidade da memória afetiva dos eventos. Com os olhos marejados, deu seu depoimento, após cumprir a missão aplaudidíssima pelo público que lotou o Ginásio: "Ser uma ex-atleta, jogando tanto tempo aqui na casa e ver um movimento desses aqui, poder participar dessa homenagem que fizeram pra mim é muito gratificante, porque mostra o valor que as instituições dão ao esporte. É surreal estar no meio disso!". A ex-atleta em questão é Taís da Silva Maciel, estudante do sexto período de Engenharia de Controle e Automação, curso oferecido no Campus Campos Centro. Taís esteve acompanhada de quatro servidores do Instituto, que como ela são ex-atletas da instituição.

Desde 2013, os JIFs antecedem aos jogos nacionais, que este ano ocorrerão na cidade mineira de Poços de Caldas, no período de três a oito de outubro. Em momento de redução de recursos, o evento tornou-se possível com a soma de esforços dos campi do IFFluminense, dos demais institutos participantes e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Além do anfitrião, participam: Colégio Pedro II, IFMG, IFTM, IF Sudeste de Minas Gerais, IF Norte de Minas Gerais, IFSP e IFES. Estão mobilizados na realização do evento, iniciada em fevereiro, 130 servidores do IFF. Em sua fala de boas vindas e de início dos trabalhos na noite da terça-feira, dia 22 de agosto, o coordenador de Políticas Esportivas do IFF, Carlos Augusto Boynard direcionou sua mensagem para os atletas e gestores vindos de outros estados para celebrar o esporte e a convivência. "É uma satisfação muito grande estar realizando essa etapa dos jogos nesta casa! Esta casa é acolhedora, ela gosta de receber! O momento é de gratidão.", disse Boynard passando a agradecer aos gestores, servidores e estudantes que deram suas contribuições para a realização do V JIF.

Troféu

Este ano, a Coordenação de Políticas Esportivas instituiu o Troféu Gratidão, entregue por professores, servidores e gestores a colegas dos demais institutos. Em suas falas, todos os gestores destacaram o empenho dos estudantes/atletas e dos servidores de cada instituição. Também mencionaram os esforços para a realização do evento e garantia de recursos para a etapa nacional, como destacou o reitor do Instituto Federal  do Triângulo Mineiro, Roberto Gil Rodrigues, também representando o Conif.

Em sua mensagem, o reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou as palavras gratidão e amizade. Com a primeira, agradeceu a todos os parceiros institucionais, entre eles a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, representada pelo secretário de esportes, Rafael Thuim (ex-campeão mundial de natação, e também nadador pelo IFF, no início da carreira). Falando da amizade, o reitor disse aos jovens atletas "vocês tentarão se superar, mas é importante perceber que o outro também é muito importante. Tenho certeza de que daqui sairão com muitas amizades!", destacou Jefferson.

Houve agradecimento e reconhecimento  formais ao talento da Orquestra de Violões do IFF, que abriu os trabalhos com o tema de a Pantera Cor de Rosa, a 'clássica' música de Henry Mancine para o filme, mas o público, os estudantes e gestores visitantes responderam com palmas e vibração a cada número executado com a condução empática do maestro Victor Matos. Fechando a noite, já entregues ao espírito desportista e confraternizador que costuma marcar os encontros, os atletas festejaram e saíram juntos, com as cores de suas instituições diluídas na massa humana alegre e contagiante na quadra e nas arquibancadas do ginásio.

As competições da Etapa Sudeste dos JIF 2017 seguem até 31 de agosto e ocorrem no IFF Campos Centro, na 2ª Companhia de Infantaria do Exército, na Assetec e no Clube Saldanha da Gama, com entrada gratuita.

O IFTM participa com várias equipes e atletas individuais: voleibol masculino (Campus Patrocínio); futsal masculino e feminino (Campus Uberaba); handebol masculino e feminino (Campus Ituiutaba); basquete feminino (Campus Ituiutaba); basquete masculino (Campus Patos de Minas); tênis de mesa masculino (Campus Ituiutaba); natação (Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico); atletismo (campi Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Uberaba, Campina Verde, Ituiutaba); judô (Campus Uberaba); e xadrez (campi Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Ituiutaba, Patos de Minas).

Os vencedores seguem para o JIF Nacional, que será realizado em Poços de Caldas (MG), no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, de 3 a 8 de outubro.

Fonte: Comunicação Social do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (com adaptações)