Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Paracatu > Últimas Notícias > Alunos do IFTM - Campus Paracatu se classificam para etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Etapa Regional aconteceu no CEFET-MG Campus Araxá

• Por IFTM Campus Paracatu
  • Publicado em 28/08/2017 às 09:11
  • Última modificação 28/08/2017 às 09:14
Equipes do IFTM acompanhadas do prof. Gustavo Neves
Crédito: IFTM - Campus Paracatu

No dia 20/08 no CEFET-MG Campus Araxá, duas equipes formadas pelos alunos do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do IFTM - Campus Paracatu participaram da etapa regional, Modalidade Prática, da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). As equipes participantes foram: Mecânicos de Elétrons, alunos do 2º ano - Alexandre Lanhoso e João Francisco De Matos; Wall-e, alunos do 3º ano - Antônio Sebastian Rabelo e Pérycles Alves, coordenados pelo Prof. Me. Gustavo Neves.

A OBR estabelece anualmente uma tarefa e os alunos devem construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes). A competição visa simular uma situação de desastre, cujo objetivo é resgatar a vítima. Mas para chegar até ela há diversas situações impostas nas arenas a fim de impedir que o robô atinja o objetivo. No entanto os alunos passaram por um longo período ajustando a melhor montagem e programação dos robôs a fim de que avançassem, de forma autônoma, os obstáculos e atingisse o objetivo. Após muito esforço e dedicação, as equipes obtiveram os seguintes resultados: a equipe Mecânicos de Elétrons conseguiu atingir 240 pontos e ficou com 9º lugar, dentre 18 equipes participantes. Já a equipe Wall-e, conseguiu 285 pontos e com a 6º colocação garantiu a classificação para etapa estadual, que ocorrerá em Belo Horizonte no próximo dia 16/09.

Portanto, essa evento permitiu aos nossos alunos um grande aprendizado, estimulando-os às carreiras científico-tecnológicas, com a promoção de debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.Vamos torcer para que na fase estadual a equipe Wall-e obtenha êxito.