Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Equipe do Técnico em Agropecuária Integrado do Campus Uberlândia é prata na 7ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Aconteceu no dia 03 de setembro

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 04/09/2017 às 12:49
  • Última modificação 05/09/2017 às 07:36
7ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Crédito: Profº Igor Souza Pereira

Equipe do Técnico em Agropecuária Integrado do Campus Uberlândia é prata na 7ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária e aluno recebe a 3ª melhor nota.

No dia 03 de setembro, a equipe do curso Técnico em Agropecuária Integrado do Campus Uberlândia, formada pelos alunos Matheus Martins de Sousa, Breno Franco Ferreira e Giovanna R. Gonçalves Klauck realizaram as provas práticas no Campus Barbacena do IF Sudeste de Minas Gerais.

No centenário campus de Barbacena, essa equipe realizou prova de coleta de solos e avaliação visual de deficiências nutricionais de plantas, além da prova individual com questões discursivas sobre o tema da 7ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Competindo com estudantes de todo o país, a única equipe aprovada na primeira fase pelo Campus Uberlândia recebeu a medalha de prata.

Segundo o organizador do evento, o reitor do IF Sul de Minas Gerais, Prof. Marcelo Bregagnoli, “o nível da competição, em sua sétima edição foi altíssimo” e ainda segundo ele, “as notas elevadas recebidas pelos competidores reflete a preparação dos mesmos para a competição”.

Os alunos ficaram emocionados com o resultado ao receber a medalha de prata. Para a aluna Giovanna, “eles já estariam satisfeitos com a medalha de bronze, devido ao alto nível dos alunos que puderam conhecer, mas quando receberam a prata, a emoção foi enorme”.  Essa equipe de alunos foi orientada na fase virtual pelo Prof. Heliomar Baleeiro de Melo Jr. e na fase presencial pelo Prof. Igor Souza Pereira, ambos do Campus Uberlândia.

Segundo o Prof. Igor, foi um orgulho muito grande participar da 7ª Edição da OBAP que tem como objetivo estimular o ingresso de jovens em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles.

Ainda nessa edição da OBAP o aluno Matheus Martins de Sousa, se destacou individualmente e recebeu a terceira melhor nota na competição, recebendo medalha de bronze pelas mãos do representante do Setec no evento e pelo diretor do Campus Barbacena. Para ele é uma dupla conquista. “Quando ouvi o nome da nossa equipe fiquei surpreso, pois são muitos competidores e não é fácil chegar a final, mas daí veio a premiação como terceiro melhor aluno. Valeu muito a experiência, conheci muitas pessoas de diferentes regiões”.

O Campus Uberlândia já foi medalhista de ouro na primeira edição da OBAP, cujos alunos participaram de competição internacional IESO na Argentina, representando o Brasil, foi medalha de bronze em 2016 na 6ª OBAP. Os integrantes da equipe poderão ser selecionados a participar da seletiva para representar o Brasil na IESO no ano de 2018 na Tailândia.