Teatro: alunos do Campus Patrocínio participam de atividade de produção de peças teatrais
Alunos do 1º ano do ensino médio criam, produzem e apresentam peças de teatros na disciplina de Língua Portuguesa

Crédito: Marco Túlio Santana dos Reis
E hoje tem teatro? Tem, sim senhor! Tem alegria!
As frases acima fazem alusão ao poema Hoje tem Alegria, de Paula Belmino. Neste poema ela retrata a alegria dos espetáculos dos circos. Usei-as para que possamos começar a falar do teatro. Afinal, o circo tem uma tradição que descende diretamente da companhia Mambembe, que com sua trupe, os chamados saltimbancos, iam de cidade em cidade levar diversão e instrução às pessoas. Desta forma, as representações teatrais, sempre despertaram encanto e cumpriram um papel fundamental na sociedade. E no ambiente escolar, são enriquecedoras sob vários aspectos.
A escola é o ambiente natural, no qual os alunos entram em contato com as linguagens escritas. É, pois, o espaço onde os estudantes devem conviver com diferentes textos, de gêneros variados. Nesta perspectiva, a Língua Portuguesa tem como finalidade capacitar os estudantes para escreverem e interpretarem textos satisfatoriamente.
Dentre os variados gêneros literários, o texto teatral deve ser destacado no tratamento linguístico diferenciado para a palavra escrita, pois essa é, desde o início, projetada para o palco. Na prática, a adaptação de um texto dramático exige a construção das rubricas para as falas das personagens com as indicações de sentimentos e de comportamentos, assim como para a composição do cenário, para a divisão da peça em atos e para a entrada e a saída das personagens.
Para especialistas, existem muitas oportunidades de aprendizagem a partir do estudo da linguagem do teatro, considerando desde o conhecimento das especificidades do texto dramático até a atenção à linguagem corporal, inclusive, abordando questões como a adaptação de contos e crônicas — textos de tipologia predominantemente narrativa — para o texto teatral.
Tudo isto se instaura na imaginação do leitor e prevê uma teatralidade constitutiva, implicando inflexões e modulações de voz; e também variações linguísticas que caracterizam as falas regionais, de épocas, de profissões, até chegarem à montagem do espetáculo a ser exibido. O que promove o desenvolvimento da comunicação verbal, além de aprimorarem a concentração, a entonação e a ampliação do vocabulário.
No aspecto sociocognitivo, os jogos teatrais ainda favorecem a desinibição, o trabalho coletivo. Estudantes que praticam esta arte tendem a ponderar mais as situações cotidianas, pois percebem que sempre existirá outra maneira de enxergar a mesma coisa. Isto porque, a prática do teatro amplia a capacidade de leitura do mundo e desenvolve a reflexão crítica.
A auto-observação, a autoanálise, também é obtida mediante a produção teatral, pois, após a apresentação, os alunos são chamados a refletir sobre suas expectativas, experiências e aprendizado no decorrer do trabalho.
De forma satisfatória, assim se desenvolveu todo o processo de criação, construção e apresentação de diversas peças teatrais pelos alunos dos 1ºs anos do ensino médio integrado ao ensino técnico do IFTM Campus Patrocínio. Meus parabéns e aplausos para todos alunos. E feliz, mediante os pedidos de “Bis”, encerro com o poema de João Vitor Rocha:
Teatro – A Peça da vida.
A isenção do artista diante dos fatos é uma arte
A imparcialidade do pintor ao traçar um quadro, é mágica.
As invasivas frases do eu – ator, encantam.
Os movimentos no tablado enobrecem e enganam.
Os gestos majestosos brilham no alto.
A plateia atenta, assiste vislumbrada.
Com respeito toda ela observa.
Sentimentos de personagens e atores se confundem.
Aplausos, muitos aplausos!
É a festa do trabalho bem feito.
E ao final, tudo feito com amor e não pelo valor.
E se a plateia exigir BIS, sou feliz!
Mirian Christhiane de Menezes
(Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa – IFTM Campus Patrocínio)
Para ver mais fotos, clique aqui.
Últimas notícias
-
17/04/2018
Nota Pública: Reordenamento dos Institutos Federais
-
16/04/2018
Alunos do curso de LIBRAS do CENID/Campus Patrocínio iniciam projeto de extensão
-
15/04/2018
IFTM Campus Patrocínio divulga horários das entrevistas aos candidatos para a monitoria
-
16/04/2018
Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professores Substitutos - Campus Patrocínio - Temas das provas e ordem das apresentações
-
16/04/2018
Alunos do curso Técnico em Contabilidade participam de palestra no Rotary Club Patrocínio
-
13/04/2018
Câmara dos Deputados homenageia os 10 anos de criação dos Institutos Federais

Redes Sociais