Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Campus Uberlândia participa da mostra INOVA MINAS FAPEMIG 2017

Campus Uberlândia participa da mostra INOVA MINAS FAPEMIG 2017

Aconteceu nos dias 15 a 17 de setembro

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 11/10/2017 às 08:35
  • Última modificação 11/10/2017 às 08:22
INOVA MINAS FAPEMIG 2017
Crédito: Alex Medeiros

Nos dias 15 a 17 de setembro foi realizada a Mostra INOVA MINAS FAPEMIG – 2017 em Belo Horizonte (MG), com a participação dos alunos egressos do Curso Técnico em Meio Ambiente Fabrício Dias Marçal Barbosa; Gustavo Roberto Araújo e Hugo Ferreira Montovani sob a orientação dos professores de matemática Alex Medeiros de Carvalho e Douglas Carvalho de Menezes. No evento, a equipe foi representada por Fabrício e Alex.

O projeto apresentado é um robô que controla a umidade do solo através de sensores, feitos com pregos, e de um sistema de irrigação. A umidade desejada é pré-definida em um aplicativo (App) para Android, podendo ser modificado de acordo com a necessidade da cultura cultivada. Este aplicativo se conecta com o sistema de irrigação por conexão wireless (Bluetooth ou Wi-Fi). O principal foco são as grandes lavouras, devido ao grande consumo de água, porém, é facilmente adaptado para outros locais, como os jardins verticais, jardins urbanos e até mesmo jardins residenciais, evitando o desperdício da água em grande ou pequena escala.

O projeto teve início em 2014, para a participação dos alunos na Feira de Novos Produtos (FNP) durante a Semana Multidisciplinar do IFTM Campus Uberlândia. É fruto de uma parceria UFU/IFTM Campus Uberlândia e teve, durante sua execução, apoio da FAPEMIG, por meio da FAMAT/UFU, e da Capes, por meio do Museu DICA/UFU.

De acordo com o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, o objetivo é mostrar que Minas Gerais faz ciência de alta qualidade, que traz impacto para a economia e resulta em oportunidades de renda. “É uma chance para reunirmos o que de melhor fazemos em nossas instituições e mostrar isso para a população, em um espaço privilegiado como a Praça da Liberdade”.

A expectativa para próximos anos é a realização de experimentos, objetivando o conhecimento da quantidade de economia proporcionada pelo sistema em inúmeras aplicações diferentes.