Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM promove o XIX Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual

IFTM promove o XIX Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual

Evento aconteceu dentro da programação da ExpoCigra

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 20/10/2017 às 11:18
  • Última modificação 25/10/2017 às 13:51
IFTM promove o XIX Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por meio de seus respectivos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), organizaram XIX Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI). O evento ocorreu em Uberaba nos dias 19 e 20 de outubro com o apoio da FAPEMIG e parceria do SEBRAE e FIEMG – Regional Vale do Rio Grande. Estavam presentes cerca de 30 entidades de ensino e pesquisa do Estado de Minas Gerais, representadas pelos seus gestores de inovação.

A abertura do evento ocorreu no auditório da FIEMG – Regional Vale do Rio Grande e na abertura do evento estiveram presentes o Pró-Reitor de Extensão do IFTM Eurípedes Ronaldo, representando o Reitor Roberto Gil, a Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação da UFTM Darlene Mara, representando a Reitora Ana Lúcia, o Presidente da FIEMG – Vale do Rio Grande Altamir Roso, os Coordenadores da RMPI Rodrigo Gava e Gilberto Ribeiro e a Analista Técnica do SEBRAE Heloísa Tinoco.

Após abertura, houve a mesa redonda com a presença do Advogado Thiago Paluma da Agência Intelecto da UFU, que discorreu sobre a Gestão Jurídica dos NIT´s e a Dra. Maria Celeste Emerick da FIOCRUZ – Rio de Janeiro, que discorreu sobre a exploração comercial de patentes e transferência de tecnologias.

No período da tarde, as palestras sobre negociação de propriedade intelectual entre empresas, instituições de pesquisa e terceiro setor, por Larissa Macedo da Wylinka,  captação de propostas da iniciativa privada para pesquisa aplicada, por Henrique da Hora do Instituto Federal Fluminense e por último uma oficina que ensinou os participantes como tirar ideias do papel para o mercado pelo empresário Dante Lopes da Empreendi na Rede, que aconteceram no espaço SEBRAE da ExpoCigra, no Parque de Exposição da ABCZ.

No dia 20 de outubro os trabalhos continuaram no Complexo Cultural Científico de Peirópolis da UFTM, onde aconteceu a Assembleia da RMPI e os debates envolvendo gestão pública para inovação e interação das entidades públicas e privadas através do Ecossistema de Inovação de Uberaba.

A Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI) é uma associação sem fins lucrativos que congrega 32 entidades públicas de ensino, pesquisa e inovação com o objetivo de fortalecer a proteção intelectual do conhecimento e difundi-lo no Estado de Minas Gerais.