Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM oferta 3464 vagas para diversas modalidades de ensino

IFTM oferta 3464 vagas para diversas modalidades de ensino

As inscrições para processo seletivo já estão abertas

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 24/10/2017 às 14:25
  • Última modificação 25/10/2017 às 09:42
IFTM oferta vagas para diversas modalidades de ensino
Crédito: Divulgação

Abertas inscrições para processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). As vagas são para cursos técnicos (modalidades integrado e concomitante), pós-graduação Lato Sensu, cursos de idiomas e cursos de licenciatura na modalidade de Educação a Distância por meio do Sistema de Universidade Aberta (UAB). As inscrições e informações para seleção estão disponíveis na página de ingresso.

Os candidatos interessados nos cursos técnicos devem realizar sua inscrição até 9 de novembro e efetuar o pagamento no valor de R$30,00. O candidato poderá pleitear, de acordo com edital, a isenção desse pagamento. As provas serão realizadas no dia 3 de dezembro. Das 1729 vagas ofertadas, o IFTM disponibiliza reserva de vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública, considerando a renda familiar bruta mensal per capita, a autodeclaração étnica e se possui deficiência. Os candidatos oriundos de escola rural e candidatos residentes até o raio de 100 km do campus escolhido para estudar poderão obter bônus de até 30% em sua pontuação por meio do Programa de Inclusão Social do IFTM. Nesta edição, pela primeira vez, o IFTM lança edital em LIBRAS para este nível.

Para quem deseja ingressar nos cursos de pós-graduação, o valor da inscrição é de R$ 60,00. O candidato pode pleitear, conforme edital, a isenção, entregando documentação exigida para posterior análise da Comissão Examinadora. São 140 vagas distribuídas nos cursos de Geoprocessamento; Gestão Ambiental: Diagnóstico e Adequação Ambiental; Saneamento Ambiental (Campus Uberaba), Controle de Qualidade em Processos Alimentícios (Campus Uberlândia) e Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação (Campus Uberlândia Centro). Inscrições até 13 de novembro.

O IFTM oferece também 280 vagas nos cursos de licenciatura na modalidade de Educação a Distância pelo Sistema de Universidade Aberta (UAB). São cursos de licenciatura em Computação e em Matemática distribuídos em polos de apoio nas cidades de Uberaba, Divinópolis, João Pinheiro e Paracatu. Para participar da seleção, o candidato deve se inscrever até 26 de outubro pelo site do IFTM e pagar o valor de R$ 50,00.

Para os cursos do Centro de Idiomas do IFTM, são oferecidas 560 vagas para cursos de inglês, espanhol e francês. Só serão aceitas inscrições para o preenchimento de vagas em uma única língua. A inscrição é gratuita e haverá validação com a entrega do formulário de inscrição impresso pelo candidato na inscrição. O prazo para participar da seleção encerra no dia 9 de novembro.

O IFTM também ofertará 755 vagas para cursos de graduação. Os interessados deverão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro,  e posteriormente,  proceder à inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SISU). Os cursos são gratuitos e têm início no primeiro semestre de 2018.