Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Campina Verde > Últimas Notícias > IFTM Campina Verde promove SNCT

IFTM Campina Verde promove SNCT

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida pela primeira vez pelo IFTM Campina Verde

• Por IFTM Campus Avançado Campina Verde
  • Publicado em 24/10/2017 às 17:01
  • Última modificação 24/10/2017 às 16:41
Coral de Libras do IFTM Campina Verde
Crédito: Luziane Santos

Teve início no dia 23 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento ocorre em todo Brasil e pela primeira vez ele acontece também no Campus Avançado Campina Verde e tem como tema central o mesmo escolhido pela SNTC, “A matemática está em tudo”. No escopo das atividades estão palestras, oficinas e mesas redondas que têm como abordagem a temática do ensino da matemática, bem como sua aplicação nas áreas de informática, administração e agropecuária.

Na abertura, aconteceu a apresentação do coral de Libras, comandado pela intérprete de Libras do Campus Avançado Campina Verde, Angelita Barbosa Martins; e, a palestra ministrada pelo professor Vanderlei Balbino da Costa, da Universidade Federal de Goiás (UFG), intitulada “A função das tecnologias assistivas no processo de inclusão escolar no ensino da matemática para pessoas com deficiência”.

Ainda no primeiro dia do evento houve a palestra do professor Gleidson Acácio dos Reis que teve como abordagem  as mudanças de paradigma do mercado: novos e velhos desafios. As atividades do primeiro dia do evento foram finalizadas com diversas oficinas e mini-cursos, dos quais damos destaque à oficina sobre robótica, ministrada pelo Professor Firmiano Alexandre dos Reis Silva, do IFTM Campina verde; o mini-curso intitulado “Aproveitamento de resíduos orgânicos na agricultura: compostagem”, ministrado pelo Professor Henrique Gualberto Vilela Penha, do IFTM Uberlândia; e a oficina de Libras, ministrada pelos intérpretes Angelita Barbosa Martins, do IFTM Campina Verde, Fernando da Rocha Silva  e Simone Machado da Silva, ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Jataí. Além desses profissionais, também participou da oficina o Pedagogo Edimilson Pereira Almeida, como colaborador.

A programação do segundo dia está composta pela mesa redonda que trata da relação da matemática com as profissões, composta pelos professores Vanderlei Balbino da Costa e a Professora Valença Faria, de Campina Verde; e, a palestra “Resultados financeiros com aplicação de drones na agricultura”, proferida por Luís Fernando Camarim da Fonseca, engenheiro agrônomo e Supervisor do Departamento de Agricultura de Precisão da Cooperativa de Produtores Rurais - COOPERCITRUS, com sede em Bebedouro/SP, bem como as oficinas que continuam durante todo evento.

O terceiro dia será marcado por uma mesa redonda composta por egressos dos cursos do IFTM e abordarão as realidades atuais das profissões no mercado de trabalho.