Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > IFTM recebe Encontro Nacional sobre Conselhos Municipais de Educação

IFTM recebe Encontro Nacional sobre Conselhos Municipais de Educação

O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 27/11/2017 às 14:04
  • Última modificação 27/11/2017 às 14:14
Atividades do IV ENCME
Crédito: Cláudia Vicente

Nos dias 23 e 24 de novembro, no campus Uberaba do IFTM, aconteceu o IV Encontro Nacional sobre Conselhos Municipais de Educação (IV ENCME), evento que faz parte do projeto de pesquisa realizado entre 2015 e 2017, intitulado “O Conselho Municipal de Educação no Brasil a qualidade socialmente referenciada do ensino”, do qual participaram pesquisadores dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

O principal objetivo do evento foi debater as ações impactantes em limites ou avanços presentes nas políticas educacionais municipais, além de divulgar os dados referentes à fase conclusiva da pesquisa, socializando os resultados finais dos quatro estados envolvidos.

A abertura contou com a presença da diretora de ensino, pesquisa e extensão do campus Uberaba, representando a Direção Geral, professora Danielle Freire Paoloni, que saudou os presentes, desejando-lhes um profícuo evento, ela ressaltou a importância do espaço de discussão que o IV ENCME propiciaria.

Em sua fala, a presidente do Conselho Municipal de Educação de Uberaba, Nilza Consuelo Alves Pinheiro, destacou a relevância social do trabalho dos conselheiros municipais, os quais participam, por força de sua representatividade, desde o planejamento, passando pela implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas e gestão da educação no âmbito do sistema municipal de ensino.

Também presente a professora Silvana Elias da Silva Pereira, secretária municipal de educação de Uberaba, que ressaltou a importância das discussões sobre a educação, especialmente sobre os Conselhos Municipais de Educação (CMEs), sua estrutura e funcionamento, suas competências, possibilidades e desafios.

No primeiro dia do evento, foram realizadas mesas de debates, compostas por convidados, pesquisadores dos conselhos e colaboradores da área. No segundo dia, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para debater os seguintes tópicos: “Parceria público/privado: financiamento da educação; Estrutura e funcionamento dos CMEs: função e papel dos Conselhos e dos Conselheiros; A construção da autonomia das escolas, dos Conselhos e dos Sistemas de Ensino e Regime de colaboração entre estados e municípios ou imposição?”. Ao final do evento, ocorreu, de forma interna, a avaliação sobre a pesquisa desenvolvida até aquele momento.

O IV ENCME foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os CMEs no Brasil, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Uberlândia e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).