Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Paracatu > Últimas Notícias > Encontro de Egressos promove reencontros e contato com trajetórias de ex-alunos

Encontro de Egressos promove reencontros e contato com trajetórias de ex-alunos

O evento ocorreu no auditório do campus

• Por IFTM Campus Paracatu
  • Publicado em 05/12/2017 às 08:33
  • Última modificação 05/12/2017 às 08:38
Egressos, servidores e docentes reunidos durante o evento
Crédito: Bruno Cidadão

O II Encontro de Egressos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Paracatu aconteceu na noite de 30 de novembro de 2017, no auditório da instituição. Pelo menos 110 pessoas participaram do evento que trouxe informações sobre carreiras, relatos de experiências de ex-alunos da instituição e informações relevantes para aqueles que ainda estão estudando no Instituto.

A cerimônia iniciou-se com a interpretação do Hino Nacional pela Professora Geordana Silva Marques Lobo. Logo em seguida, o professor e Diretor-Geral do IFTM - Campus Paracatu, Ronaldo Eduardo Diláscio, deu as boas-vidas aos presentes e falou, no primeiro momento, da importância do currículo profissional e da rede de relacionamentos para a inserção no mercado de trabalho. Explicou o que é o Banco de Estágio, Emprego e Currículo (BEEC) da instituição, uma plataforma que possibilita a interação entre alunos, ex-alunos e empresas, e que a partir do próximo ano existe a intenção de abrir a plataforma para todos os Institutos Federais do Brasil.

Após a fala do diretor, a professora de Física do IFTM - Campus Paracatu, Jessiara Garcia Pereira, palestrou com o título “Meta: a receita de sucesso para atingir seus sonhos”. Ela, que também é coach, explorou diversos assuntos na área de vocação profissional, carreiras e potencialização de talentos. Jessiara falou sobre sua carreira, como foi sua entrada no campus e o que teve de abandonar para conseguir alçar uma nova meta em sua vida e a importância de um currículo atualizado e bem feito.

Relato de experiências

No segundo e mais esperado momento, Felipe Godoy e Altegno Dornellas, egressos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do IFTM, realizaram um relato de experiência sobre o negócio que estão levando em sociedade, uma empresa de desenvolvimento de software que tem conseguido realizar bons contratos com as empresas da região. Neste momento, foi aberto aos participantes do Encontro a oportunidade de perguntar e compartilhar experiências próprias.

Felipe Otávio de Godoy, empresário e egresso do curso de TADS, falou a respeito de sua participação no evento. “A importância maior é que valoriza o ensino que a gente teve no instituto; a gente formou, se esforçou bastante e agora estamos colhendo os frutos. Especialmente o que a gente estudou e o que viemos trazer aqui, algoritmos, programação e design”, declarou.

Altegno Batista Dornellas, sócio de Godoy na empresa representada no evento, disse que o Encontro “vai de encontro ao objetivo da escola, que é formar pessoas capacitadas para ingressar no mercado de trabalho e abrir o seu próprio negócio, e nossa participação e a contribuição que vamos dar para mostrar que isto é possível”, conclui.

Reencontro e inspiração

Se para alguns, reencontrar amigos é a motivação para participar do Encontro, para outros, as trajetórias explanadas através dos relatos de experiência servem como inspiração para concluir os estudos e seguir numa carreira sólida.

Larissa Lara Garcia, 20, terminou o curso Técnico em Informática no IFTM - Campus Paracatu em 2014 e agora retornou à instituição para rever os amigos e ouvir as experiências. “A princípio eu queria reencontrar meus amigos da época, ver como cada um está hoje, o que estão fazendo e buscar uma oportunidade através do contato com profissionais, às vezes ajuda”, encerrou.

Maycon Roquete, 22, ainda estuda no IFTM o último semestre de TADS e veio ao Encontro de Egressos para rever amigos, ouvir as experiências e até se inspirar. “Eu acho muito importante o evento para rever os amigos, ouvir sobre inserção no mercado de trabalho, entender o que meus colegas estão fazendo e como estão formando os profissionais, pois pelo fato da faculdade ser muito exigente, quem vai até o fim sai daqui muito bem formado; e a experiência do Altegno e do Godoy servem até como inspiração, pois hoje são eles, mas quem sabe, mais para frente, pode ser eu”, conclui esperançoso.

Já João Francisco, 17, estudante do segundo ano do curso Técnico em Eletrônica, acredita que o evento pode auxiliá-lo na escolha de sua profissão. “Eu vim aqui para ver as pessoas que já formaram e que estão crescendo porque eu não sei ainda o que quero fazer depois que eu me formar, então vou aprender muito sobre o que as pessoas estão fazendo”, declara.

Encerramento

O coordenador do II Encontro de Egressos, professor e coordenador de estágio e egressos, Getúlio Albernaz Lobo, explicou a importância do evento e sua intenção em realizá-lo mais vezes. “[o evento] é essencial para aproximação dos nossos ex-estudantes (e muitos, depois de um semestre, ingressantes novamente), então, a visão do IFTM - Campus Paracatu perante a sociedade é através do nosso egresso, é ele quem faz o marketing da instituição, nossa intenção é agregar anualmente e fazer um Encontro cada vez mais expansivo”, finalizou Getúlio.

No encerramento, foi exibido um vídeo do também ex-aluno do IFTM campus Paracatu, Arthur Abrantes, agora aluno da Universidade de Harvard nos Estados Unidos. E logo em seguida foram realizados sorteios de brindes doados pelas empresas apoiadoras do evento, apresentação musical com a cantora Danny Gama e Coffee Break.

Reportagem e Fotos: Bruno Cidadão.