Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Patos de Minas > Últimas Notícias > IFTM realiza visita técnica em Araxá

IFTM realiza visita técnica em Araxá

Professores e estudantes visitaram a CBMM

• Por IFTM Campus Patos de Minas
  • Publicado em 11/12/2017 às 13:03
  • Última modificação 11/12/2017 às 12:48

Na quinta-feira, dia 30 de novembro, os alunos dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e Mineração realizaram uma visita técnica à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), situada na cidade de Araxá/MG.

Indústria nacional de mineração e metalurgia, a CBMM é responsável por mais de 80% da produção mundial de nióbio, informaram os responsáveis pela recepção dos alunos e apresentação institucional. Divididos em duas frentes técnicas, os alunos do curso de Mineração foram levados até a mina de extração do minério de nióbio e tiveram a chance de conhecer a fundo os equipamentos de extração, transporte e carregamento utilizados e todo o processo de funcionamento na mina. . “Foi muito válida para os alunos a oportunidade de adentrar à mina, conhecer as suas práticas de sustentabilidade, os processos e equipamentos utilizados, bem como o sistema de gerenciamento da frota (easymine) acompanhados por profissionais experientes do setor”, afirmou o professor mestre Luiz Felipe A. Castro, coordenador do curso de mineração.

Já os alunos do curso de eletrotécnica foram levados até a principal planta de beneficiamento do minério, tendo acesso às salas de comando e supervisão, e visita subsequente às subestações responsáveis pela distribuição de energia para toda a empresa. “Os alunos tiveram a oportunidade de ver em campo todas as áreas de conhecimento do técnico em eletrotécnica, desde aplicações dos fundamentos de segurança do trabalho, passando pelos conceitos de automação, acionamentos e sistemas de energia”, afirmou a professora doutora Carolina Pimenta Mota, coordenadora do curso de eletrotécnica.

Além do conhecimento técnico, os alunos tiveram contato com os programas de desenvolvimento da fauna e flora da empresa, por intermédio de uma visita ao Centro de Desenvolvimento Ambiental. Ao final da visita técnica, os alunos e professores conheceram um pouco sobre a história e construção do Grande Hotel e Termas de Araxá, principal ponto turístico da cidade.