Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM sedia e coordena curso de capacitação professores da rede em produção de Biogás
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM sedia e coordena curso de capacitação professores da rede em produção de Biogás

Curso acontece por meio de convênio com a Alemanha

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 11/12/2017 às 14:39
  • Última modificação 12/12/2017 às 13:10
IFTM sedia  e coordena curso de capacitação professores da rede em produção de Biogás
IFTM sedia e coordena curso de capacitação professores da rede em produção de Biogás
Crédito: Divulgação

Em parceria com a empresa alemã ME-LE Energietechnik GmbH, especializada na área de biogás, junto a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo (IFTM) estão sediando  e coordenando curso em Aproveitamento Energético de Biogás na Agricultura. A capacitação é parte integrante do Programa EnergIF, que visa a criação de uma cultura em energias renováveis e eficiência energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A meta do programa é formar instrutores para atuar na implantação de cursos relacionados com a produção de biogás a partir de resíduos agrícolas e seu aproveitamento energético. “Essa parceria com a ME-LE é muito importante e busca uma maior integração entre a nossa rede com o setor produtivo”, explica o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Romero Portella Raposo Filho.

No IFTM, o acordo de entendimento foi assinado pelo reitor, Roberto Gil Rodrigues de Almeida e o curso acontece sob coordenação da Diretora de Extensão Tecnológica, Estelamar Maria Borges Teixeira e do Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFTM Campus Uberlândia, Arcênio Menezes da Silva. Durante a edição do Congresso de Internacionalização e Educação Profissional e Tecnológica do IFTM (ConInterEPT), o professor da ME-LE, Michael Lllig, ministrou palestra a cerca do tema.

Multiplicadores – O gerente de projetos de ME-LE no Brasil, Christian Belt, conta que quando chegou ao Brasil, há cerca de três anos, e a empresa alemã descobriu um potencial enorme na área de biogás. “Apesar desse potencial, o conhecimento na área aqui ainda é muito fraco”, avalia. “Essa parceria com o MEC visa treinar esses professores e transformá-los em multiplicadores. A ideia é transformá-los em futuros especialistas na área de biogás.”


Fim do conteúdo da página