Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > IFTM realiza Programa “Inclusão: inovação ou modismo?”

IFTM realiza Programa “Inclusão: inovação ou modismo?”

O programa integra atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 12/12/2017 às 08:46
  • Última modificação 12/12/2017 às 12:26
Atividades do programa “Inclusão: Inovação ou Modismo?”
Crédito: Aldo Pedrosa

Acontece no dia 14 de dezembro, às 19h30, no auditório (do bloco pedagógico) do campus Uberaba do IFTM, a apresentação dos resultados do programa “Inclusão: inovação ou modismo?”, criado pela segunda turma da pós-graduação lato sensu em Educação Profissional e Tecnológica Aplicada à Gestão de Programas e Projetos de Aprendizagem, sob a orientação do professor Aldo Pedrosa, docente e coordenador da área de Artes do IFTM.

O programa, que integra atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, tem como objetivo realizar um trabalho multidisciplinar que se propõe a refletir sobre diversas questões relativas aos processos de inclusão no âmbito da educação contemporânea. A principal questão que norteia o programa é: o que se tem hoje como “inclusão” está inserido em um processo de inovação educacional permanente ou é apenas um modismo pedagógico que se esgotará em um futuro próximo?

Segundo o  professor Aldo Pedrosa, para abordar a questão, o programa se desmembrou em quatro projetos geridos e executados por diferentes grupos de estudantes da turma da especialização. Cada grupo aplicou uma série de atividades de intervenções pedagógicas em quatro escolas públicas da rede estadual de Uberaba, que foram escolhidas de acordo com suas especificidades, pois o trabalho em cada instituição foi realizado a partir de temas que se relacionam com algum dos diversos tipos de inclusão: digital, étnica e de gênero (este último com dois projetos). Os trabalhos ocorreram durante todo o ano de 2017.

Conheça mais sobre cada projeto:

Promoção da inclusão digital em uma escola estadual da cidade de Uberaba (MG): Realizado na Escola Estadual Horizonta Lemos, o projeto objetivou propiciar o contato dos professores e alunos da instituição com as formas tecnológicas de ensino e aprendizagem, a fim de que as tecnologias digitais sejam mais utilizadas nas aulas, tornando-as mais interativas, atualizadas e dinâmicas.

Ubuntu: diálogos sobre africanidades em uma escola estadual de Uberaba (MG):  Realizado na Escola Estadual Francisco Cândido Xavier, o projeto visou tratar das matrizes socioculturais africanas no âmbito da construção da cultura brasileira, permitindo que os envolvidos desconstruíssem preconceitos étnicos à medida que tomaram contato com origens culturais do povo brasileiro, as quais não são ainda conhecidas por todos.

Os tabus na subjetividade de gêneros e papéis sexuais: Realizado na Escola Estadual Felício de Paiva, o projeto visou discutir temas relativos às questões de gênero, a partir do conhecimento, reflexão e também da desconstrução de diversos conceitos tais como sexo, sexualidade, gênero, transgênero, homossexualidade, bissexualidade, etc.

Homofobia, lesbofobia e transfobia: o preconceito em foco: Realizado na Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Projeto que também se propõe a discutir novos conceitos dentro das “classificações” contemporâneas dos gêneros, mas com enfoque nas fobias e preconceitos homofóbicos, lesbofóbicos e transfóbicos.

Os projetos foram realizados por meio de oficinas, palestras, encontros, debates, entre outros. Além disso, cada um deles gerou um produto educacional calcado em diálogos entre as propostas pedagógicas, linguagens artísticas contemporâneas e as novas tecnologias digitais: sites, documentários, revistas, apresentações culturais, entre outros.

Mais informações sobre o programa “Inclusão: inovação ou modismo?” estão disponíveis na fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/InclusaoInovacaoOuModismo .