Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Realizadas reuniões pedagógicas do Campus Uberaba

Realizadas reuniões pedagógicas do Campus Uberaba

As atividades aconteceram nos dias 1º e 2 de fevereiro

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 09/02/2018 às 11:29
  • Última modificação 09/02/2018 às 11:39
Entrada do Campus Uberaba
Crédito: Comunicação Social IFTM Campus Uberaba

Nos dias 1º e 2 de fevereiro, foram realizadas as Reuniões Pedagógicas do 1º semestre de 2018 do Campus Uberaba.

No primeiro dia, Lidiany Caixeta de Lima, como representante da Comissão de Comunicação do Campus Uberaba, falou sobre a Política de Comunicação do IFTM e o diretor geral, professor Rodrigo Afonso Leitão, falou sobre a gestão do campus.

Nesse dia, a coordenadora de apoio pedagógico, pedagoga Patrícia Campos, também apresentou a equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico, falou sobre as ações da coordenação de apoio pedagógico em 2017 e passou os informes da coordenação para o ano 2018, sendo: panorama geral dos estudantes ingressantes, atendimento a estudantes com necessidades educacionais específicas. Também alertou sobre os prazos para lançamento de notas e frequências e para postagem do plano de ensino pelos professores.

A coordenadora de apoio pedagógico destacou ainda os cursos de capacitação que serão oferecidos em 2018 — Curso de Libras, cujas inscrições já foram encerradas, e tem início previsto para o dia 6 de março; e o Curso de Braille, para o qual serão abertas inscrições em breve. A coordenadora falou também sobre a Calourada Solidária para arrecadação de donativos para a Casa de Acolhimento Medalha Milagrosa de Uberaba e para a Associação Beneficente e Cultural Santo Antônio.

Após a fala da pedagoga Patrícia Campos, o pró-reitor de administração, Marco Antônio Maciel e os servidores Caio Resende e Cecília Coelho realizaram treinamento com todos os servidores sobre o Projeto Papel Zero, uma ação do IFTM para atender ao Decreto nº 8.539/2015 do Governo Federal para reduzir o uso de papel na formalização de processos administrativos.

No segundo dia, na reunião dos cursos técnicos integrados, a coordenação de apoio pedagógico convidou a revisora de texto braille da Reitoria, servidora Vera Lúcia Pimenta, para falar sobre o atendimento às necessidades educacionais específicas no âmbito escolar e dar algumas orientações aos professores.

Além disso, a revisora Vera Lúcia Pimenta e a também revisora Nilza Maria de Oliveira, em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico, realizarão um projeto de Triagem Funcional da Visão com todos os estudantes dos cursos técnicos integrados para identificar possíveis problemas e visão e encaminhar os estudantes para atendimento especializado. E também ministrarão o Curso de Braille para servidores do campus.

A intérprete de Libras e presidente do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus Uberaba, Eleni Ramos, também passou algumas orientações, ressaltando que a demanda para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nos Institutos Federais é cada vez maior. O próprio IFTM, por meio de seu Centro de Referência na Formação de Pessoas, sob a coordenação de Rutiléia Maria de Lima Portes, está oferecendo o Curso Formação em Procedimentos Básicos para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade a distância, para capacitar servidores envolvidos nos NAPNEs dos Institutos Federais de todo país, com ênfase em AEE.

Alguns professores manifestaram preocupação também com a saúde dos alunos e a coordenação de apoio pedagógico se comprometeu a organizar um Treinamento em Primeiros Socorros com o Corpo de Bombeiros Militar de Uberaba, tanto para estudantes quanto para servidores do Campus Uberaba.

Durante o segundo dia, também foram realizadas as reuniões das coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação do campus, além do Centro de Idiomas – CENID.