Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Projeto "Yoga no Campus/Medita IFTM"

Projeto "Yoga no Campus/Medita IFTM"

As atividades iniciarão no dia 07 de março

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 22/02/2018 às 10:00
  • Última modificação 22/02/2018 às 09:53

O IFTM Campus Uberaba irá oferecer aos servidores, alunos e comunidade geral, o Projeto "YOGA NO CAMPUS/Medita IFTM".

Hoje, nos defrontamos com diversas dificuldades: a ansiedade, o estresse, os horários extensos e carregados de atividades, o ruído, o cansaço, o nervosismo e etc., que se vêm refletidos nos estudantes, servidores, e na sociedade em geral (ARENAZA, 2004). Instigada a tentar contribuir para uma melhoria, descobri no yoga uma ferramenta que nos ajuda a balancear as energias, focalizar a atenção, afrouxar as tensões físicas e mentais, gerar um melhor ambiente de trabalho, uma melhor qualidade de vida. A yoga foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, destacando que esta proporciona a “unificação da mente, do corpo e da alma para melhorar o bem-estar mental, físico e espiritual das pessoas” que exercitam esta prática (OBSERVADOR, 2016). Siegel e Barros (2012) complementam ressaltando que em 2002 a Organização Mundial de Saúde incluiu o yoga no conjunto das práticas mente-corpo e estimulou seus países membros a pesquisar e adotar esta prática nos seus sistemas de saúde pública. Desde então, observou-se a ampliação da oferta de yoga e meditação pelo SUS como um procedimento de Prática Integrativa e Complementar de Saúde, dentro das Ações de promoção e Prevenção em Saúde, através da Portaria 145/2017 da Secretaria de Atenção a Saúde.

Neste contexto surge o Projeto Yoga no Campus; a exemplo de outras instituições que já oferecem práticas de yoga a comunidade, como a Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Lavras, entre outras.

Acreditando nos resultados desta ciência, o objetivo do Projeto Yoga no Campus é oferecer aulas de Hatha Integral Yoga  a comunidade; visando proporcionar bem estar físico e mental, favorecendo a manutenção e melhoria de aspectos psicológicos dos praticantes.

Servidores do IFTM, alunos e comunidade em geral.

RESPONSÁVEL e INSTRUTORA

Profª Drª Joyce Silvestre de Sousa

Docente do IFTM Campus Uberaba

Gestão Ambiental/Yoga para aprender melhor

Instrutora de Yoga, Meditação e Pranayama; Certificada por Escolas Registradas na Yoga Alliance.

Certificada pela Recherche sur le Yoga dans l'Education em cursos de Mandalas e Neuropedagogia; e Yoga na Educação (RYE).

yoganocampus.ura@iftm.edu.br

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Início em 07/03/2018 até 05/07/2018

HORÁRIOS

Aulas de Hatha Integral® Yoga:

Quarta-feira e Quinta-feira: 16:30h as 18:00h

Centro de Convivência – IFTM-Campus Uberaba

CANAL DE COMUNICAÇÃO

Facebook: Yoga no Campus IFTM Campus Uberaba

As inscrições serão realizadas na primeira aula do aula, por isso, chegue com um pouco de antecedência!

Nosso canal de comunicação será o Grupo no Facebook  Yoga no Campus IFTM Campus Uberaba, onde qualquer informação relacionado ao projeto (como não oferecimento da prática) será divulgado neste ambiente.

O aluno é responsável por trazer o material:

- Item obrigatório:

Tapete de yoga, cobertor, canga ou toalha  (Apenas algo para forrar o chão)

-Itens opcionais:

- toalhinha de rosto

- almofadas

-cobertores ou agasalhos (caso seja friorento; para a hora do relaxamento)

Atenção:

Infelizmente a prática oferecida pelo projeto Yoga no Campus ainda não contempla as mulheres grávidas. Grávidas necessitam de acompanhamento diferenciado e aulas em turmas especiais.

Ao realizar a inscrição o aluno se compromete a escutar as orientações transmitidas durante a prática, avaliar suas condições físicas e zelar por sua integridade física, realizando os movimentos na busca de conforto e não sobrecarga; isentando o IFTM e o Projeto Yoga no Campus de quaisquer responsabilidades. Por isso, se você possui algo problema de saúde, consulte seu médico antes para a realização da prática.

No mais, o Yoga é Para Todos!!!

A sua idade, seu corpo, sua flexibilidade não são limitações para a prática, que é adaptada para que qualquer pessoa possa usufruir dos benefícios, num  caminho de conquista e auto aprendizado, sem comparações.

Basta vir com uma roupa confortável, que permita movimentação; e o coração aberto para essa experiência!