Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Noventa alunos estão aptos a fazer as provas da Olimpíada de Biologia 2018

Noventa alunos estão aptos a fazer as provas da Olimpíada de Biologia 2018

Provas vão acontecer no auditório do Campus UDI Centro neste sábado

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 22/02/2018 às 15:00
  • Última modificação 23/02/2018 às 10:27

Crédito: Arquivo

Os alunos do Campus Uberlândia Centro participantes da Olimpíada Brasileira de Biologia 2018 darão os primeiros passos na competição neste sábado (24/02). Está agendada para as 8 horas da manhã, no auditório do Campus, as provas da primeira etapa da competição do conhecimento. A prova será composta por 30 questões de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo de biologia contido no site da Olimpíada.

A Olimpíada é voltada para alunos do Ensino Médio e, no Campus Uberlândia Centro, cerca de 90 estudantes estão inscritos. A inscrição foi feita pelo professor responsável pela competição no Campus, Héberly Fernandes Braga, e nesta primeira fase da  aplicação é feita pelo próprio instituto. As provas terão duração de quatro horas e abrangem todo o conteúdo de Biologia do Ensino Médio.

Para fazer as provas, é importante que os estudantes tragam, no dia da prova, caneta azul ou preta, lápis, borracha, além de RG e CPF.

Três fases da Olimpíada

Após a realização das provas da primeira fase, os estudantes que conseguirem alcançar a nota de corte, que ainda será divulgada, seguem para a segunda fase. Nesse segundo momento, eles fazem uma prova composta por 100 questões de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da primeira fase. Na ocasião, as provas serão realizadas em escolas sede e a correção será realizada automaticamente pelo Instituto Butantan.

Por fim, na terceira fase da competição, 15 alunos serão classificados. Eles serão capacitados e avaliados em atividades práticas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan. Além disso, farão uma prova composta por 20 questões de múltipla-escolha elaborada pela equipe Butantan e realizada na sede do Instituto.

Os oito melhores alunos ao fim do processo vão representar o Brasil em competições internacionais de Biologia no Equador e no Irã, ao longo de 2018. Outras informações estão disponíveis no site da OBB, em http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br