Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > NEABI participa de Encontro de Educação Inclusiva em Luzilândia

NEABI participa de Encontro de Educação Inclusiva em Luzilândia

Evento aconteceu no dia 23 de fevereiro

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 26/02/2018 às 15:40
  • Última modificação 27/02/2018 às 14:52
Participantes do Encontro de Educação Inclusiva
Crédito: Prefeitura Municipal de Luzilândia

Na tarde da última sexta-feira (23), aconteceu, na Câmara Municipal de Luzilândia (PI), o I Encontro de Educação Inclusiva de Luzilândia, promovido pela Prefeitura do município. O evento debateu a inclusão das pessoas com necessidades especiais no contexto escolar e a Lei 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". O Encontro reuniu profissionais de diversas áreas da educação e da assistência social, estudantes e sociedade civil.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM - Campus Uberaba, participou do evento com a promoção da palestra “Lei 10639 – Ecos materiais e ideológicos para implementação da história e cultura afro-brasileiras na sala de aula”, ministrada pelo presidente do Núcleo, Gleisson Marques Gonçalves Costa.

Gleisson Marques discorreu um pouco sobre a história do povo negro no Brasil, ressaltando o quanto ainda desconhecemos tal história e a fundamental contribuição do negro na formação da sociedade brasileira. Também relatou sobre as dificuldades na efetivação da Lei 10639/03 e destacou que essa efetivação não pode ficar só na responsabilidade dos professores, mas sim de toda a sociedade brasileira.

Ainda sobre a referida lei, Marques comentou que as possibilidades de sua efetivação ainda estão ligadas a aspectos contingenciais, ações individualizadas ou apenas em datas comemorativas. Ao finalizar, foi sugerido um segundo encontro para o debate sobre cotas.