Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Dois projetos do Udi Centro vão concorrer a prêmio nacional de Iniciação Científica

Prêmio instituído pelo CNPq terá resultado divulgado em maio deste ano

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 02/03/2018 às 09:00
  • Última modificação 05/03/2018 às 08:51
Em 2017 foi realizada a 7ª edição do evento
Crédito: Arquivo

Dois trabalhos desenvolvidos no Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, foram selecionados para concorrer ao 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A participação no Prêmio foi possível, pois no último ano os projetos receberam altas notas no Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica promovido pelo IFTM.

Um dos selecionados foi o trabalho “Um estudo sobre o uso de métodos quantitativos e computacionais na investigação de textos literários”, do bolsista Francisco Lopes da Cunha, sob a coordenação dos professores Gyzely Suely Lima e Ricardo Soares Bôaventura. O outro selecionado para o prêmio foi o trabalho “Desenvolvimento e análise de uma aplicação Web-Mobile para reconhecimento de faces de pacientes”, desenvolvido pelo bolsista Jordi Ribeiro Fonseca, sob a coordenação da professora Maria Fernanda Soares de Almeida.

O primeiro projeto visa investigar o uso de métodos digitais, aplicados ao estudo de textos literários, que subsidiam a prática de pesquisadores no campo das Humanidades Digitais. O segundo, por sua vez, discorre sobre o desenvolvimento de um sistema de identificação facial que ajudaria nos primeiros socorros de vítimas. Por meio da identificação facial, por exemplo, o sistema faria uma busca automática informações relevantes para o atendimento médico, tais como o histórico médico do paciente e possíveis alergias.

Sobre o Prêmio

O Prêmio é atribuído em três categorias: Bolsista de Iniciação Científica; Bolsista de Iniciação Tecnológica, e Mérito Institucional. Os trabalhos que concorrem pelo IFTM Uberlândia Centro estão na primeira categoria.

A inscrição dos trabalhos aptos a participar do Prêmio será encerrada no dia 09 de março e, até o dia 11 de maio, as comissões julgadoras estarão em processo de avaliação dos trabalhos. O resultado está previsto para o dia 18 de maio e a cerimônia de premiação será realizada durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 22 a 28 de julho de 2018, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió-AL.

A premiação oferecida no 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica será de R$ 7 mil em espécie para cada agraciado; bolsa de Mestrado ou Doutorado, no país (cota extra para instituição), além das passagens aéreas e diárias para os agraciados receberem a premiação, em Maceió.

O regulamento completo do Prêmio está disponível neste link: http://premios.cnpq.br/web/pdict/regulamento.