Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > IFTM realiza lançamento livros sobre aprendizagem centradas nos estudantes da educação básica e superior
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM realiza lançamento livros sobre aprendizagem centradas nos estudantes da educação básica e superior

As produções são resultado de um curso promovido pelo campus Uberaba em parceria com o Educa Hoje e a Superintendência Regional de Ensino

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 27/02/2018 às 16:08
  • Última modificação 27/02/2018 às 16:11
Autores dos livros aprendizagem centrada em estudantes do ensino básico e superior
Autores dos livros aprendizagem centrada em estudantes do ensino básico e superior
Crédito: Bruno Garcês

Foi realizado no dia 21 de fevereiro, no auditório do campus Uberaba, o lançamento dos livros Aprendizagem Centrada nos Estudantes na Educação Básica" e "Aprendizagem Centrada nos Estudantes no Ensino Superior", com a presença dos autores dos 37 capítulos.

Os livros são resultado do curso "Aprendizagem Centrada nos Estudantes" ofertado pelo IFTM Campus Uberaba, em parceria com o “Educa Hoje”, a Superintendência Regional de Ensino de Uberaba e Casa do Educador Professora Dede Prais. Organizado pelo professor Bruno Garcês, coordenador do projeto, o livro conta com experiências dos educadores das redes municipal, estadual, federal e privada de ensino de Uberaba e região, na utilização de metodologias ativas de aprendizagem e estratégias de ensino centradas nos estudantes.

O evento foi aberto pelo professor Eduardo Jardel, coordenador geral de extensão, que afirmou a importância da extensão e de cursos de formação continuada para a comunidade.

Em seguida o professor Luis Augusto Domingues, do IFTM Campus Uberlândia ministrou a palestra "Sistema Educacional Finlandês: O que temos a aprender?", trazendo uma análise de como podemos melhorar a qualidade do ensino pelo estudo das ações de outros países.

“O lançamento dos livros foi um marco para o curso "Aprendizagem Centrada nos Estudantes". Tenho certeza que este livro poderá inspirar muitos educadores para um olhar mais centrado nos estudantes. Foi um grande prazer poder organizar estes livros, pois são 53 educadores que estão em diferentes etapas da vida docente e que contribuíram muito para este resultado maravilhoso. Agora teremos novas turmas do curso que irão trabalhar nos próximos volumes, compartilhando suas experiências e inspirando mais educadores”, comentou Garcês.

Os livros podem ser obtidos pelo site do educa hoje tanto na forma física quanto digital, no site “Educa Hoje”.

O curso "Aprendizagem Centrada nos Estudantes" está em sua segunda turma, contemplando 105 novos educadores e 30 que fizeram o curso em 2017.

Processo de produção dos livros

Durante o curso, "Aprendizagem Centrada nos Estudantes" os cursistas foram convidados a aplicar um dos métodos de ensino trabalhados em suas salas de aula e, posteriormente, relatar suas experiências na forma de um resumo expandido, chamado inicialmente de TCC, porém com uma forma suave e interessante.

Estes relatos deram origem aos capítulos dos livros "Aprendizagem Centrada nos Estudantes na Educação Básica" e "Aprendizagem Centrada nos Estudantes no Ensino Superior".

Depoimento dos autores

“Aquele momento em que desperta a esperança do prazer de aprender inserido em nosso sistema de ensino descreve perfeitamente o lançamento do livro "Aprendizagem Centrada nos Estudantes na Educação Básica" do qual fiz parte e que me expressa ter deixado um fragmento de mim, costurado num caminho que procuro há tempos e que me direciona para o verdadeiro sentido da educação: a satisfação de viver. Prosseguir nas escrituras do Educa Hoje, me traz a responsabilidade de conquistar a liberdade educacional. Obrigado Bruno, por me trazer a oportunidade de sugerir aos alunos o sucesso pessoal. Marcus Felipe Chagas Asevedo - professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino

“O lançamento dos Livros Aprendizagem centrada no estudante “no ensino superior” e “na educação básica” coroaram nosso percurso formativo. O livro (essa matéria palpável) buscou capturar toda motivação em poder aplicar na prática, em nossos cenários de atuação, as vivências de ensino-aprendizagem pelas novas abordagens empregadas. A leitura desses capítulos, em si, permitirá aos colegas conduzirem no cotidiano de ensino abordagens diferenciadas a esses conteúdos até então tidos como tradicionais em sua “transmissão”. Enfim, se traduzem como uma oportunidade em transformar a sala de aula ou outro espaço de ensino-aprendizagem em ambientes oportunos para engajamento em construções coletivas críticas e criativas. Fernanda Carolina Camargo - Epidemiologista Clínica do Setor de Pesquisa e Inovação da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

“Participar do educa hoje foi de extrema significância para minha formação docente, como graduanda pude conhecer técnicas e metodologias capazes de transformar a visão que alunos e professores possuíam acerca da educação. Para muito além das técnicas, as amizades construídas e troca de experiências durante o curso foram de suma importância para meu desenvolvimento como ser humano. Por isso, foi muito fácil aplicar o projeto na escola e, mais fácil ainda, relatá-lo. O medo que sentimos quando ouvimos a primeira vez a palavra “TCC” logo se desfez e deu lugar a um orgulho imenso por pertencer a um projeto tão incrível que se concretizou em dois livros, fazer parte disso me dá forças para seguir na carreira que escolhi e nos caminhos, nem sempre fáceis, que vou trilhar. O educa hoje significou minha primeira oportunidade de publicar uma produção exclusivamente minha e, muito mais que isso, me fez acreditar que é possível lutar por uma educação melhor. Flavia Marque Borges - Licencianda em História











 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página