Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Aluna do curso técnico em Administração realiza estágio em Gestão de Documentos no Campus Uberaba

"Eu coloquei em prática o que já havia aprendido em sala de aula e aprimorei meus conhecimentos sobre a história do nosso IFTM Campus Uberaba"

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 28/02/2018 às 15:10
  • Última modificação 28/02/2018 às 15:12
Maria Eduarda Vieira em atividade no setor de arquivo do campus Uberaba
Crédito: Juno Carneiro

De 11 janeiro a 5 de fevereiro, o setor de arquivo do campus Uberaba recebeu sua primeira estagiária, Maria Eduarda Vieira Lucas,  aluna do curso técnico em Administração Concomitante.

Com duração de 120 horas, o estágio supervisionado é uma forma de estreitar os vínculos com a área de ensino, pois os alunos percebem os fundamentos e a aplicação prática da gestão de documentos.

As atividades envolveram aspectos teóricos e práticos da arquivística, além de visita ao Arquivo Público de Uberaba (APU) para a realização de pesquisa sobre documentos impressos e audiovisuais do IFTM sob a guarda do APU.

Na primeira etapa do estágio foram discutidos os principais conceitos que envolvem a gestão de documentos, especificamente os de valor permanente, que são aqueles com prazo de guarda definitivo.

Posteriormente, foram executadas rotinas de catalogação em fichas impressas e planilha eletrônica, o acondicionamento e guarda de parte do acervo fotográfico da Escola de Economia Rural Doméstica (ESERD), entre os anos 1953 e 1979. Estas fotografias são fontes importantes para o conhecimento da trajetória institucional e da preservação e difusão da memória coletiva do IFTM.

Para o professor orientador e coordenador geral de extensão Eduardo Jardel Veiga Gonçalves, "O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a qualquer profissional que queira estar preparado para os desafios do mundo do trabalho. Com a prática no estágio é possível melhor compreender os conceitos teóricos desenvolvidos ao longo de todo curso".

Maria Eduarda Vieira se referiu ao estágio como “uma experiência gratificante, onde eu coloquei em prática o que já havia aprendido em sala de aula e aprimorei meus conhecimentos sobre a história do nosso Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba, por meio do arquivo histórico do Campus, com a ajuda do meu supervisor Juno Alexandre Vieira Carneiro, ao qual eu sou muito grata por ter me recebido com tanto carinho no Arquivo do IFTM e por ter me ajudado na conduta de um bom estágio”.

Juno Carneiro, técnico em arquivo, ressalta que o setor de arquivo do campus Uberaba encontra-se de portas abertas para a continuidade do programa de estágio por acreditar na formação integrada dos alunos do IFTM e defende a utilização do arquivo como espaço educativo.