Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Aluna do curso técnico em Administração realiza estágio em Gestão de Documentos no Campus Uberaba
Início do conteúdo da página
Notícias

Aluna do curso técnico em Administração realiza estágio em Gestão de Documentos no Campus Uberaba

"Eu coloquei em prática o que já havia aprendido em sala de aula e aprimorei meus conhecimentos sobre a história do nosso IFTM Campus Uberaba"

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 28/02/2018 às 15:10
  • Última modificação 28/02/2018 às 15:12
Maria Eduarda Vieira em atividade no setor de arquivo do campus Uberaba
Maria Eduarda Vieira em atividade no setor de arquivo do campus Uberaba
Crédito: Juno Carneiro

De 11 janeiro a 5 de fevereiro, o setor de arquivo do campus Uberaba recebeu sua primeira estagiária, Maria Eduarda Vieira Lucas,  aluna do curso técnico em Administração Concomitante.

Com duração de 120 horas, o estágio supervisionado é uma forma de estreitar os vínculos com a área de ensino, pois os alunos percebem os fundamentos e a aplicação prática da gestão de documentos.

As atividades envolveram aspectos teóricos e práticos da arquivística, além de visita ao Arquivo Público de Uberaba (APU) para a realização de pesquisa sobre documentos impressos e audiovisuais do IFTM sob a guarda do APU.

Na primeira etapa do estágio foram discutidos os principais conceitos que envolvem a gestão de documentos, especificamente os de valor permanente, que são aqueles com prazo de guarda definitivo.

Posteriormente, foram executadas rotinas de catalogação em fichas impressas e planilha eletrônica, o acondicionamento e guarda de parte do acervo fotográfico da Escola de Economia Rural Doméstica (ESERD), entre os anos 1953 e 1979. Estas fotografias são fontes importantes para o conhecimento da trajetória institucional e da preservação e difusão da memória coletiva do IFTM.

Para o professor orientador e coordenador geral de extensão Eduardo Jardel Veiga Gonçalves, "O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a qualquer profissional que queira estar preparado para os desafios do mundo do trabalho. Com a prática no estágio é possível melhor compreender os conceitos teóricos desenvolvidos ao longo de todo curso".

Maria Eduarda Vieira se referiu ao estágio como “uma experiência gratificante, onde eu coloquei em prática o que já havia aprendido em sala de aula e aprimorei meus conhecimentos sobre a história do nosso Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba, por meio do arquivo histórico do Campus, com a ajuda do meu supervisor Juno Alexandre Vieira Carneiro, ao qual eu sou muito grata por ter me recebido com tanto carinho no Arquivo do IFTM e por ter me ajudado na conduta de um bom estágio”.

Juno Carneiro, técnico em arquivo, ressalta que o setor de arquivo do campus Uberaba encontra-se de portas abertas para a continuidade do programa de estágio por acreditar na formação integrada dos alunos do IFTM e defende a utilização do arquivo como espaço educativo.

 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página