Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Estudantes do curso de Engenharia Agronômica realizam atividades de estágio em unidades da Embrapa

O estágio foi realizado entre nos meses de janeiro e fevereiro

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 06/03/2018 às 15:00
  • Última modificação 06/03/2018 às 15:00
Atividade no campo
Crédito: Simone Aparecida da Silva

Os estudantes Frederico Eleutério Soares da Silva, Guilherme Stein Nascimento Palis Duarte,  Edriano Zago Junior e Rafael Henrique Ferreira Fonseca do 9º período do cursos e Engenharia Agronômica do campus Uberaba do IFTM realizaram estágio, entre os meses de janeiro e fevereiro, em unidades da Embrapa.

Frederico Eleutério Soares da Silva e Guilherme Stein Nascimento Palis Duarte realizaram estágio na unidade da Embrapa Gado de Corte, sediada em Campo Grande – MS, sob a orientação dos pesquisadores Mateus Figueiredo Santos e Rodrigo Amorim Barbosa. Já os alunos Edriano Zago Junior e Rafael Henrique Ferreira Fonseca realizaram estágio na unidade da Embrapa Soja, com sede em Londrina – PR, sob a orientação do pesquisador Alvadi Antônio Balbinot Junior.

A intermediação foi realizada pela professora do campus Simone Aparecida da Silva, da disciplina de fitotecnia, que destacou a importância da realização de tais estágios tanto para os alunos, pela oportunidade de aperfeiçoarem o acadêmico com o profissional, bem como para a instituição, devido à formação de profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho como um todo.

A professora comentou ainda sobre a importância de planejamento de todos os envolvidos no processo, tendo em vista, que os trâmites se iniciaram com praticamente seis meses de antecedência.

Confira o que os alunos acharam das atividade de estágio

“O estágio em uma instituição de pesquisa como a Embrapa é de suma importância para se ter conhecimentos sobre os estudos e inovações que estão sendo realizadas na área de manejo de pastagens. O experimento que acompanhei durante o estágio, o “Tropi Mix”, visa à integração de espécies forrageiras tropicais procurando se ter um acréscimo de produção de massa durante a época de seca.” Guilherme Stein

“O estágio na Embrapa Gado de Corte possibilitou obter conhecimento de toda a história das forrageiras no Brasil e também dos projetos realizados na área de melhoramento genético de forrageiras, bem como, sua importância financeira para a instituição e para os produtores que possuem acesso às cultivares desenvolvidas. Na parte profissional, devido ao contato com os pesquisadores, fez com que as portas ficassem abertas para prosseguir nessa área de pesquisa com mestrado e também com indicações ao mercado de trabalho.”Frederico Eleutério

“O estágio foi de extrema importância, onde levo em consideração o aperfeiçoamento acadêmico e profissional obtido, além do estabelecimento de vários contatos, os quais serão fundamentais para que eu possa ter uma carreira de sucesso.” Edriano Zago

“O estágio me permitiu por em prática os conhecimentos vistos em sala de aula, sanar algumas dúvidas referentes ao desenvolvimento da cultura da soja, além de despertar um grande interesse nas práticas de manejo das plantas de cobertura e seus benefícios gerados no solo e nas culturas, estudos que vêm sendo comprovados dentro da Embrapa Soja.”