Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Campus Uberlândia Centro vai investir 3,5% de seu orçamento para capacitação de servidores em 2018

Percentual foi definido na 1º Reunião do Colégio de Dirigentes do IFTM, que ocorreu na última semana

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 14/03/2018 às 00:00
  • Última modificação 14/03/2018 às 10:43
Colégio dirigentes aconteceu no último dia 06, com a presença do reitor do IFTM
Crédito: Arquivo IFTM

Em 2018, o Campus Uberlândia Centro vai destinar 3,5% de seu orçamento para atividades de capacitação dos seus servidores. O percentual solicitado pela Reitoria é entre 2 e 5% para a próxima Lei Orçamentária Anual, de acordo com as necessidades e demandas dos Campi. A definição sobre o percentual se deu na 1º Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), ocorrida no dia 06 de março.

O Colégio de Dirigentes é um órgão consultivo que tem a função de dar apoio ao processo decisório da Reitoria e durante o encontro vários outros temas foram abordados, tais como destinação de recursos do Instituto, definição de temas de eventos do IFTM e questões administrativas. O órgão conta com a participação do diretor geral do Campus Uberlândia Centro, Gustavo Prado.

Um dos temas relacionados à Pró-Reitoria de Administração (Proad) foi a expansão dos campi do IFTM. A Pró-Reitoria, em conjunto com as Direções Gerais, estão elaborando documentação para elencar projetos que visam a expansão. No Campus Uberlândia a Centro a meta é alcançar 1200 alunos.

Também foram discutidos projetos de instalação de infraestrutura de energia solar e tecnologias para controle de patrimônio. A ideia é implantar esses sistemas inicialmente na Reitoria e posteriormente, após aquisição de know how, repassar as tecnologias para os Campi. Além disso, ficou definido que será disponibilizada uma ferramenta online para criação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) dos campi.  Para elaboração do próximo Plano, será necessário fazer alinhamento com o projeto de ocupação de área útil de cada campus.

Nos dias 15 e 16 de março, serão extraídos dados dos sistemas para composição de Relatório de Gestão,  principalmente dados de aferição do PDI.

Coninter

O Coninter 2018 (Congresso de Internacionalização e Educação Profissional e Tecnológica) abordará o mesmo tema  do Reditec (Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica) 2018. O tema de ambos será “O Trabalho do Século XXI: Globalização, Inovação, Educação Profissional, Caminhos e Desafios”. Para auxilio no evento, será formada uma comissão organizadora com servidores das áreas de ensino, pesquisa, extensão, internacionalização, e artes.

O Coninter EPT está previsto para os dias 26, 27 e 28 de novembro, em Uberaba. Já a 42ª edição da Reditec acontecerá em Búzios-RJ, no mês de setembro.

Jogos

A etapa institucional dos Jogos dos Institutos Federais ocorrerá entre os dias 04 e 08 de julho, na cidade de Patrocínio. Na ocasião, alunos de todos os Campi do IFTM vão se enfrentar em competições esportivas em busca de uma vaga na etapa regional. As próximas ações relativas ao evento ainda serão planejadas pelos professores da área.

Recursos para os campi

Está em análise no IFTM a utilização de recursos financeiros recebidos pelo Instituto, que poderão ser utilizados para aquisição de equipamentos para os campi, assim como para obras nas unidades. Para pleitear tais recursos, cada campus deverá elaborar projetos em conjunto com a Direção Geral, Coordenação Geral de Ensino (CGE) e Coordenação Geral de Administração e Planejamento (CGAP).

Liberação para a pós

Será publicado ainda no mês de março o edital de classificação visando a liberação de servidores para cursos de pós-graduação. Os detalhes da liberação constarão em edital e o edital ficará disponível no site do IFTM.