Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Oficinas do conhecimento despertam o interesse de alunos do Udicentro

Oficinas do conhecimento despertam o interesse de alunos do Udicentro

Oito oficinas com temas variados são ofertadas a cada 15 dias no Campus

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 16/03/2018 às 00:00
  • Última modificação 16/03/2018 às 09:35
Oficina de Práticas musicais e gravação de áudios fez os alunos soltarem a voz
Crédito: Guilherme Brasil

Ao longo deste ano, além das disciplinas comuns de seus cursos, os alunos do Udicentro estão adquirindo conhecimento em outro contexto. Quinzenalmente, eles participam de oficinas de conhecimento, ministradas por professores do Campus Uberlândia Centro e com temáticas variadas. Nesta primeira leva de oficinas de 2018, foram disponibilizadas oito possibilidades e foram os próprios alunos que fizeram suas inscrições para participar.

No cardápio de oficinas estão desde os números e atividades que auxiliam o aprendizado em sala, até práticas culturais como canto e dança. Na oficina introdução musical e canto coral, por exemplo, os participantes treinam técnicas vocais e ensaiam canções, enquanto na sala ao lado outro grupo observa atento a oficina de “Números Computáveis”.

A participação em oficinas é obrigatória para alunos do 2º e 3º anos, mas as temáticas são tão variadas que despertam o interesse também de estudantes do 1º ano do Ensino Médio/Técnico. Em 2018, todas as oficinas receberam um número razoável de inscrições e, no total, 133 alunos estão participando, sendo 20 primeiranistas.

Segundo o professor Márcio Bonesso, as oficinas representam a integração. “Este ano nós mudamos um pouco a fórmula e buscamos uma abordagem mais interdisciplinar. Acho que essas oficinas permitem aos alunos sair um pouco da sala de aula e respirar novos ares, além de oportunizar contato entre estudantes de cursos e salas diferentes”, afirma.

Na oferta atual das oficinas estão previstos seis encontros, sendo que nesta quinta (15/03) e sexta (16/03) acontece o terceiro encontro. As oficinas são ministradas sempre no período da tarde. Os próximos dois encontros estão previstos para os dias 05, 06, 19 e 20 de abril; e o último para os dias 03 e 04 de maio. A ideia, segundo Bonesso, é ter rotatividade na oferta e tentar oferecer novos conteúdos ao longo do ano.

Confira abaixo a lista completa de oficinas ofertadas:

- Introdução musical e canto coral

- Números Computáveis

- Práticas musicais e gravação de áudios

- Danças Populares no Brasil

- Learning English through songs

- Entre o amor e a música

- Modelos Computacionais: Uma nova proposta para o ensino de química e bioquímica

- Corpo, Sexo e afetividade