Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > No Dia Mundial da Água, alunos do Campus Udicentro dão exemplo com experiência sustentável

Turma do curso técnico de Redes de Computadores fizeram antena ecológica

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 24/03/2018 às 07:00
  • Última modificação 26/03/2018 às 08:59
Turmas se dividiram em equipes e fizeram uma competição para verificar quem conseguiria maior aumento de sinal
Crédito: Arquivo

No dia 22 de março comemorou-se o Dia Mundial da Água e estudantes do Campus Uberlândia Centro aproveitaram a data para trabalhar com materiais recicláveis. Alunos de uma turma do curso técnico de Redes de Computadores usaram seus conhecimentos sobre anternas de wi-fi e utilizaram materiais reaproveitáveis para construir antenas que potencializassem o sinal.

Durante a experiência foram utilizados diversos tipos de materiais, como garrafas pet com papel alumínio, latas cortadas em formato de antena direcional, caixas de leite com interior revestido de papel alumínio e latas de batata pringles. Todas as antenas foram testadas a partir do mesmo critério: o gerador do sinal WiFi (roteador) foi posicionado a uma distância de aproximadamente 30 metros do receptor do sinal (um computador com programa específico). Cada aluno teve um tempo de ajuste da sua antena e todos conseguiram uma melhora do sinal com suas criações.

A melhor solução, contudo, foi utilizar uma forma de bolo antiga, revestida de papel alumínio e direcionada no sentido da captação do sinal. O ganho de sinal, nesse caso, foi de 6dB. Os trabalhos foram apresentados na área de convivência do Campus Uberlândia e a equipe vencedora ainda ganhou chocolate como prêmio.

Para o professor Alex Dias, que coordenou a atividade, “trabalhar desta forma desperta a curiosidade dos alunos na busca de entender melhor um conceito teórico, às vezes difícil, como o funcionamento de uma antena. Os alunos conseguiram explorar, com criatividade, e testar aquilo que pesquisaram. No final, chegaram às suas próprias conclusões. A utilização do material reciclável foi uma forma de aliar a proposta de aprendizagem com o momento de conscientização que buscamos para o planeta”.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1992. O objetivo é a ampliação da discussão sobre esse recurso natural tão importante para o planeta. Na ocasião, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos, entre eles pontos como não desperdício e planejamento da gestão da água.

Leia também: No Dia Mundial da Água, Campus Udicentro exibe documentário que trata do tema no Brasil