Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > No Dia Mundial da Água, alunos do Campus Udicentro dão exemplo com experiência sustentável
Início do conteúdo da página
Notícias

No Dia Mundial da Água, alunos do Campus Udicentro dão exemplo com experiência sustentável

Turma do curso técnico de Redes de Computadores fizeram antena ecológica

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 24/03/2018 às 07:00
  • Última modificação 26/03/2018 às 08:59
Turmas se dividiram em equipes e fizeram uma competição para verificar quem conseguiria maior aumento de sinal
Turmas se dividiram em equipes e fizeram uma competição para verificar quem conseguiria maior aumento de sinal
Crédito: Arquivo

No dia 22 de março comemorou-se o Dia Mundial da Água e estudantes do Campus Uberlândia Centro aproveitaram a data para trabalhar com materiais recicláveis. Alunos de uma turma do curso técnico de Redes de Computadores usaram seus conhecimentos sobre anternas de wi-fi e utilizaram materiais reaproveitáveis para construir antenas que potencializassem o sinal.

Durante a experiência foram utilizados diversos tipos de materiais, como garrafas pet com papel alumínio, latas cortadas em formato de antena direcional, caixas de leite com interior revestido de papel alumínio e latas de batata pringles. Todas as antenas foram testadas a partir do mesmo critério: o gerador do sinal WiFi (roteador) foi posicionado a uma distância de aproximadamente 30 metros do receptor do sinal (um computador com programa específico). Cada aluno teve um tempo de ajuste da sua antena e todos conseguiram uma melhora do sinal com suas criações.

A melhor solução, contudo, foi utilizar uma forma de bolo antiga, revestida de papel alumínio e direcionada no sentido da captação do sinal. O ganho de sinal, nesse caso, foi de 6dB. Os trabalhos foram apresentados na área de convivência do Campus Uberlândia e a equipe vencedora ainda ganhou chocolate como prêmio.

Para o professor Alex Dias, que coordenou a atividade, “trabalhar desta forma desperta a curiosidade dos alunos na busca de entender melhor um conceito teórico, às vezes difícil, como o funcionamento de uma antena. Os alunos conseguiram explorar, com criatividade, e testar aquilo que pesquisaram. No final, chegaram às suas próprias conclusões. A utilização do material reciclável foi uma forma de aliar a proposta de aprendizagem com o momento de conscientização que buscamos para o planeta”.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1992. O objetivo é a ampliação da discussão sobre esse recurso natural tão importante para o planeta. Na ocasião, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos, entre eles pontos como não desperdício e planejamento da gestão da água.

 

Leia também: No Dia Mundial da Água, Campus Udicentro exibe documentário que trata do tema no Brasil



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página