Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM inicia projeto com objetivo de identificar problemas visuais de alunos

IFTM inicia projeto com objetivo de identificar problemas visuais de alunos

Triagem está ocorrendo inicialmente com estudantes do ensino médio do Campus Uberaba

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 28/03/2018 às 14:00
  • Última modificação 13/04/2018 às 10:21
IFTM inicia projeto com objetivo de identificar problemas visuais de alunos
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos (DCSE) do IFTM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) iniciou, no mês de março, projeto com objetivo de levantar casos, já identificados por médicos, de alunos com condição visual que mereça atenção, acompanhamento periódico e encaminhamento clínico.

Intitulado “Triagem em Caráter Pedagógico da Condição Funcional da Visão no Universo Acadêmico dos Alunos Matriculados no Ensino Médio no IFTM”, o projeto foi desenvolvido pelas revisoras de texto Braille da instituição, Nilza Maria de Oliveira e Vera Lúcia Alves Pimenta, que reforçaram sua importância rumo à criação de uma infraestrutura subsidiada pelo IFTM para apoio especializado ao educando que apresenta necessidades educativas específicas.

“Com a avaliação será possível fazer o levantamento do número de alunos com condição visual desfavorável e, com isso, a equipe especializada terá condições de nortear suas ações para orientar e atender as particularidades desse aluno no que tange, por exemplo, ao posicionamento e à comodidade visual do aluno em relação à luminosidade da sala; à adequação do material didático pedagógico, incluindo a tecnologia assistiva digital”, explicaram as profissionais.

Para o reitor do IFTM, Prof. Dr. Roberto Gil Rodrigues Almeida, “a prevenção é sempre o melhor caminho e a escola tem uma função muito importante nesse sentido. Esse projeto é uma ação educativa que, além de diagnosticar, preventivamente, possíveis dificuldades e problemas visuais que os alunos possam ter, o que impacta seu aprendizado e sucesso na vida escolar e profissional, também trabalha rumo à formação integral do cidadão”.

O projeto, assim, move ações de conscientização no ambiente acadêmico e familiar referentes à importância do acompanhamento médico-oftalmológico nos casos em que forem observados sintomas e queixas de secreção, olhos vermelhos, purgações, inclinação de cabeça e sensibilidade à luz, história de glaucoma ou diabetes na família, lacrimejamento ocasional e cefaléia, entre outras situações.

As triagens estão ocorrendo inicialmente no IFTM Campus Uberaba. Após consolidação e análise dos resultados e de propostas de ações, o projeto deve ser estendido aos demais campi da instituição.

Para a aluna Mariane da Silva Sousa, do primeiro ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do referido campus, a iniciativa é muito importante “porque às vezes a gente tem preguiça ou por algum outro motivo, não procura um médico, e é muito bacana a escola nos orientar em relação a essa situação e a outras que envolvem nossa visão”.