Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Paracatu > Últimas Notícias > Alunos do IFTM - Campus Paracatu se destacam em competição de robótica

Alunos do IFTM - Campus Paracatu se destacam em competição de robótica

Evento foi organizado pela Universidade Federal de Goiás e Prefeitura de Catalão-GO

• Por IFTM Campus Paracatu
  • Publicado em 04/04/2018 às 00:00
  • Última modificação 04/04/2018 às 19:20
Equipe IFTM
Crédito: Gustavo Neves

Aconteceu no dia 24 de março de 2018, na cidade de Catalão, Goiás, o 1º ROBOT FIGHT. Os alunos do curso Técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio do IFTM - Campus Paracatu participaram do evento através de duas equipes e conquistaram premiações importantes na primeira Competição de Luta de Robôs (1º ROBOT FIGHT) promovido em parceria entre a Coordenação de Inovação, Tecnologia e Transferência – CITT da Universidades Federal de Goiás, Regional Catalão (atual UFcat) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Prefeitura Municipal de Catalão - GO.

A competição exigiu dos alunos uma interação homem-máquina, buscando um projeto robusto e eficaz. Através de componentes robóticos com sensores de luz e ultrassônicos, bem como uma programação lógica, os Robôs construídos pelos alunos foram capacitados para enfrentar o oponente, de forma autônoma, até que fossem deslocados para fora de uma arena de formato circular, denominada de Dojo, em um determinado tempo.

Durante o combate os Juízes controlavam o início das batalhas e sinalizavam o vencedor.

O evento contou com nove equipes participantes e após diversas etapas classificatórias e eliminatórias, as equipes do IFTM PHOENIX e J.A.R.V.I.S. conquistaram o vice-campeonato e o terceiro lugar. As equipes foram formadas pelos seguintes alunos: Ana Júlia Pereira, André Souza, Arthur Peres, Beatriz Guimarães, Felipe Ferreira, Graciele Morais, Laura Medeiros, Lucas Gabriel Santos, Luiz Gustavo Queiroz, Maria Clara de Matos e Pedro Vitor da Silva. A orientação coube ao professor Me. Gustavo Neves.

Com isso os nossos alunos agregaram mais conhecimentos e motivação para participar de outros eventos e olimpíadas envolvendo robótica.

Gustavo de Sousa Neves