Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Divulgados editais de chamadas públicas para PIBID e Programa de Residência Pedagógica

Programas são resultados dos esforços entre Capes e Conif

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 10/04/2018 às 20:00
  • Última modificação 11/04/2018 às 08:34
Crédito: Ana Isa - IFTM Campus Uberaba

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) juntamente com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançam os editais de chamada pública para apresentação de propostas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e para o Programa de Residência Pedagógica.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - chamada pública para apresentação de propostas

A camada pública para apresentação de propostas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem como objetivo selecionar instituições de ensino superior (IES) para desenvolverem projetos de iniciação à docência nos cursos de licenciatura em regime de colaboração com as redes de ensino, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).  A seleção é direcionada a discentes que estejam na primeira metade de curso de licenciatura ofertado por sua IES pública ou privada sem fins lucrativos, na modalidade presencial ou no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Serão selecionadas até 350 IES a serem contempladas com o fomento previsto no edital. A seleção ocorrerá em três etapas: a primeira etapa, eliminatória, verificará se os requisitos da IES e do curso estão de açodo com edital; a segunda, corresponde à classificação e habilitação das IES e a terceira etapa refere-se à análise do Projeto Institucional quanto à sua aderência às orientações do edital e a análise de cada subprojeto quanto à aderência ao Projeto Institucional.

Interessados devem solicitar habilitação e acesso ao Sistema Integrado Capes (SiCapes) até o dia 19 de abril, inserir currículo dos coordenadores institucionais e de área na Plataforma Freire até 20 de abril e cadastrar proposta no SiCapes até às 18h do dia 23 de abril. Cada IES poderá submeter uma única proposta, podendo contemplar diferentes cursos de licenciatura e campi.

Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica

Foi divulgado edital para seleção de Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em implementar Projetos Institucionais de Residência Pedagógica. A seleção visa destacar projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Poderão submeter proposta as IES públicas, privadas sem fins lucrativos e privadas com fins lucrativos que possuem cursos de licenciatura participantes do Prouni. Estarão habilitados a integrar os projetos institucionais de residência pedagógica os cursos de licenciatura que habilitarem egressos para os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Matemática, Ciências, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Informática, Sociologia e Filosofia, e ainda, os cursos de Pedagogia, Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação do Campo.

Cada IES poderá submeter uma única proposta, mesmo que contemple mais de um curso de licenciatura ou que seja uma IES multicampi. Serão selecionadas e contempladas até 350 IES com fomento previsto no edital.

Para participar é necessário realizar a solicitação e habilitação de senha para acesso ao SiCapes até 19 de abril, a inserção do currículo do coordenador institucional e docentes orientadores na Plataforma Freire entre até o dia 20 de abril e o cadastramento da proposta no SiCapes até as 18h do dia 23 de abril. O resultado final da primeira e segunda etapa da seleção ocorrerá no dia 21 de maio.

Histórico do IFTM no Pibid

Vários cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) participaram dos dois últimos projetos institucionais do Pibid – 2011 a 2013 e 2014 a 2018. Nos últimos 4 anos de Pibid/IFTM foram realizadas cerca de 720 atividades em mais de 20 escolas básicas de Uberlândia/MG e Uberaba/MG e no âmbito do IFTM por mais de 400 alunos licenciandos.

O Pibid é um programa relevante para a formação inicial de professores, pois permite aos licenciandos contato direto com o ambiente e realidade escolares desde os primeiros semestres da graduação. Percebe-se ainda que as atividades realizadas no programa são eficazes e marcantes na formação do graduando quando lhes proporciona integrarem ensino, pesquisa e extensão. Além disso, a participação no programa tem conseguido êxito no controle da taxa de evasão dos cursos de licenciatura envolvidos.

Uma comissão composta por Docentes e Técnicos em Assuntos Educacionais representantes dos cursos de licenciatura e da Pró-Reitoria de Ensino do IFTM está trabalhando na verificação da possibilidade de preenchimento dos requisitos determinados nos referidos editais e na elaboração de propostas institucionais. A proposta do Pibid envolverá cursos presenciais (Licenciaturas em Ciências Biológicas, Computação, Matemática e Química) e à distância (Licenciaturas em Computação e Matemática) dos campi Uberlândia Centro, Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico e Paracatu. Já a proposta da Residência Pedagógica é nova. Seus detalhes e requisitos estão sendo estudados pela comissão.

Conheça mais informações sobre as seleções nos editais anexos.

Assunto(s): BOLSAS