Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmara dos Deputados homenageia os 10 anos de criação dos Institutos Federais

Câmara dos Deputados homenageia os 10 anos de criação dos Institutos Federais

Sessão Solene aconteceu no plenário Ulysses Guimarães

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 13/04/2018 às 12:45
  • Última modificação 13/04/2018 às 14:22
Sessão Solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 10 anos de criação dos Institutos Federais
Crédito: Câmara dos Deputados

Nesta quinta-feira, 12 de abril, aconteceu na Câmara dos Deputados, uma Sessão Solene para homenagear os 10 anos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A solenidade faz parte das diversas atividades que acontecerão até o final do ano de 2018, para comemorar os 10 anos da Rede Federal e que foram definidas em plano elaborado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

A proposta foi originária pela deputada Maria do Rosário (PT-RS) e pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), coordenadoras da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante. Segundo a deputada, não faltam motivos pra comemorar os 10 anos dos Institutos Federais, que representam o acesso à ciência e tecnologia como instrumento de libertação de um povo. A deputada afirmou ainda que resistência é a palavra que representa a sessão, pois resistência significa não retroceder ao que foi construído por toda uma comunidade acadêmica há 10 anos, de forma democrática, com trabalho dos parlamentares e com sonhos de brasileiros e brasileiras.

Para a senadora Mary Roberta “Passamos, nesses 10 anos, de menos de 150 para 644 unidades, com uma estrutura multicampi e pluricurricular que tem transformado a vida de pessoas nos diversos rincões do Brasil”.

O reitor do IFTM e presidente do CONIF, Roberto Gil Rodrigues Almeida participou da sessão representando o Conselho na mesa parlamentar. Em nome de todos os reitores e reitoras dos Institutos Federais, Roberto Gil falou sobre as conquistas ao longo destes anos e das necessidades enfrentadas diariamente para melhorar as estruturas e formar com qualidade os alunos. Falou sobre a importância dos IFs em atender aqueles que não têm condições físicas e nem financeiras de onter um ensino de qualidade e sobre o investimento para o futuro que é a educação.  Ressaltou que hoje os institutos federais contam com mais de um milhão de alunos, mais de 600 unidades e o orçamento não cresceu nesta verticalidade. De 160 mil alunos aumentaram para um milhão, e o orçamento não teve aumento. “Mas tenho a certeza que, com a ajuda dos deputados, já avançamos com a emenda Conif desse ano, de 500 milhões e 280 milhões pelo Senado. Mas precisamos de muito mais. Porque o nosso orçamento é de 2013. E hoje nós estamos em 2018 e não paramos de crescer. Estamos sacrificando nossos alunos com falta de salas de aula, com falta de recursos e com falta de laboratórios. E esse é meu pedido. Que esta Casa possa reconhecer no momento do nosso orçamento, e dar a devida relevância que estes Institutos merecem e demonstram ao nosso país”, afirmou o presidente do Conif.

A história da Rede Federal

A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou em 1909, quando o então Presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem às Escolas Técnicas Federais e, posteriormente, aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets). Em 29 de dezembro de 2008, 31 Cefets, 75 Unidades Descentralizadas de Ensino (Uneds), 39 Escolas Agrotécnicas, 7 Escolas Técnicas Federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Confira algumas fotos da solenidade no Blog do Reitor.

Fonte: Informações da Câmara dos Deputados/ IFPB [adaptado]

Assunto(s): CONIF