Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Patrocínio > Últimas Notícias > Alunos do curso de LIBRAS do CENID/Campus Patrocínio iniciam projeto de extensão

Denominado Identidade e Cultura Surda numa perspectiva bilíngue integrará alunos e comunidade

• Por IFTM Campus Patrocínio
  • Publicado em 17/04/2018 às 00:00
  • Última modificação 17/04/2018 às 09:16
Alunos do Curso de Libras, do CENID, acompanhados da Professora Vânia, apresentam projeto à Comunidade Surda de Patrocínio.
Crédito: Reinaldo de Lima

O projeto de extensão Identidade e Cultura Surda numa perspectiva bilíngue nasceu da iniciativa de levar aos participantes da primeira turma do curso de Libras um conhecimento básico da cultura e identidade Surda presentes em Patrocínio. Considerando que a Libras é uma língua reconhecida recentemente, por meio da Lei n. 10.436 de 24 de abril de 2002, faz-se necessária a divulgação desta língua aos ouvintes aprendizes.

Partindo do pressuposto que um projeto de extensão possa trazer práticas transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida, a presente proposta justifica-se por proporcionar os conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais em situações reais de comunicação. Acredita-se que através da participação efetiva da intérprete de Libras, Vania Abadia de Souza Ferreira e dos discentes ligados ao CENID- IFTM e à Comunidade Surda, os alunos perceberão a importância de se agir imparcialmente e com o máximo de ética possível em quaisquer situações interativas.

Entendemos que, assim, devem ser obtidos resultados satisfatórios com a nova proposta de extensão vinculada ao curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Centro de Idiomas do Campus Patrocínio, o que enriquecerá sobremaneira a interação e o desenvolvimento dos aprendizes de Libras.