Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Campus Udicentro convida diretores de escolas públicas para debater o tema Gestão da Escola com estudantes de licenciatura

No evento Café com Prosa, no próximo dia 24, gestores vão falar de suas experiências e dos desafios que enfrentam

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 20/04/2018 às 07:00
  • Última modificação 19/04/2018 às 11:19
Três gestores participam do Café, no dia 24, às 19 horas, no Campus Udicentro
Crédito: Divulgação

Qualquer estudante que se forme em um curso de licenciatura, uma vez no mercado, vai atuar em uma escola na qual a discussão sobre gestão será frequente. Para preparar os alunos do curso de Licenciatura em Computação para essa realidade, a professora Maria de Lourdes Ribeiro Gaspar trouxe o tema Gestão da Escola para a primeira edição do Café com Prosa de 2018. Nesse evento, profissionais da comunidade externa são convidados para compartilhar suas experiências com os estudantes e debater temas específicos. No primeiro Café de 2018, marcado para o dia 24 de abril, serão recebidos três diretores de escolas públicas de Uberlândia.

O trio de gestores atua em instituições de diferentes esferas: um na Rede Municipal de Ensino, outro na Rede Estadual e um terceiro na Rede Federal. Os convidados são Gilmeire Aparecida Bezerra, Tatiana Pascholick e Washington Medeiros. De acordo com a professora Maria de Lourdes, organizadora do encontro, o objetivo é trazer um pouco da prática para a discussão feita em sala de aula.

“A ideia do Café é trazer alguém que trabalha na área, que tem experiência, para conversar com os alunos e contar um pouco da prática, pois às vezes os estudantes não têm noção de como isso acontece dentro do espaço escolar. Trazer um diretor de escola pública de outro universo que não é o Instituto Federal talvez possa fazê-los compreender melhor todos esses mecanismos de gestão que o diretor utiliza dentro da escola pública para realizar o trabalho dele”, afirma Maria de Lourdes.

Os diretores convidados foram indicados pelos próprios alunos. Como eles são do 7º período, estão atuando em estágios supervisionados e, nas discussões em sala de aula, compartilharam suas experiências e impressões com os diretores com os quais tiveram contato. A partir dessa conversa, foram eleitos os convidados. Segundo Maria de Lourdes, além de ampliar a discussão teórica, a conversa pode ajudar os futuros formandos em novas perspectivas de carreira dentro do ambiente escolar.

“O conhecimento sobre gestão acaba, de certa maneira, ampliando as perspectivas desse aluno que está se formando em licenciatura para tentar outros cargos, porque qualquer professor, legalmente, pode vir a ser um diretor de escola. Ele pode ter um ponto de vista diferente do seu diretor e almejar esse cargo de direção”, avalia a professora.

Café com Prosa

A ideia do encontro Café com Prosa é trazer sempre pessoas com experiência na área para conversar com os estudantes sobre aspectos práticos da profissão. A professora Maria de Lourdes avalia fazer outros encontros ao longo do ano, com temáticas diferentes, como na área de Didática.

O encontro do dia 24 de abril acontece às 19 horas, na sala 117, no Campus Uberlândia Centro.