Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Animais do campus Uberaba são premiados durante a Expoaraxá 2018
Início do conteúdo da página
Notícias

Animais do campus Uberaba são premiados durante a Expoaraxá 2018

A feira aconteceu de 14 a 19 de abril

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 20/04/2018 às 08:31
  • Última modificação 20/04/2018 às 09:09
TNT Campeão Jovem na Expoaraxá 2018
TNT Campeão Jovem na Expoaraxá 2018
Crédito: Cléber Barbosa

O campus Uberaba do IFTM, convidado para participar da Expoaraxá para mostrar seu programa de melhoramento genético das raças Girolando e Gir Leiteiro, teve animais premiados durante a Expoaraxá 2018, organizada pela Associação dos Ruralista do Alto Paranaíba (ARAP), realizada de 14 a 19 de abril.

O IFTM participou dos julgamentos com 11 animais da raça Gir Leiteiro e 12 animais Girolando, sendo que durante a exposição, foram julgados animais das raças Girolando (graus de sangue 1/2, 3/4 e 5/8) e Gir Leiteiro.

Segundo Cléber Barbosa Oliveira, o IFTM teve uma boa participação com grande performance de seus animais.

“Ressaltamos que a seleção de gado Girolando do campus Uberaba tem mais de 30 anos de seleção e o programa de melhoramento genético do Gir Leiteiro ainda está no começo, dispondo de 40 animais”, conta o professor.

“A Expoaraxá é a 2ª maior exposição de animais da raça Girolando do Brasil. Estavam presentes na Exposição rebanhos de criadores que disputam o ranking nacional das raças Gir Leiteiro e Girolando. E com apenas 2 exposições (Perdizes 2017 e Araxá 2018) o IFTM ocupa o 6º lugar no ranking Nacional 2017/2018 da raça Girolando 5/8 como Criador (o ranking encerra na Megaleite)”, disse Cléber.

“O campus Uberaba tem sempre comprovado seu potencial. Este trabalho de melhoramento nos possibilitará contribuir, principalmente, com os pequenos produtores da região num futuro muito próximo”, falou o diretor-geral da instituição Rodrigo Afonso Leitão.

“Parabéns ao professor Cléber e ao veterinário Bruno Balduíno Berber Freitas que trabalharam durante toda exposição e estão à frente deste projeto, sempre com o apoio da Coordenação Geral de Pesquisa, Inovação e Produção, do técnico em agropecuária Joaquim Pedro da Costa Neto e do Zootecnista Rodrigo Furtado Machado Guimarães. Importante destacar a participação dos alunos da Zootecnia no projeto e, especificamente, aqueles que também trabalharam na exposição: Vitor  Silva, Augusto da Santos, Rayanne Castanheira, Guilherme Augusto Silva, Leonardo Pedro de Oliveira e Walyfer Christiano de Almeida”, destacou o diretor.

Os destaques da premiação foram

Quitéria do IFTM - Reservada Grande Campeã Girolando ⅝
Vulcano FIV do IFTM - Reservado Grande Campeão Girolando ⅝
TNT Fiv do IFTM - Campeão Touro Jovem e Reservado Campeão Progênie de Mãe

Classificação final do IFTM entre os criadores

3º lugar como criador da raça girolando ⅝
4º lugar geral como criador da raça Gir Leiteiro
5º lugar geral como criador da raça Girolando



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página