Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Alunos de Engenharia da Computação fazem visita técnica ao CEMADEN e ao INPE
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos de Engenharia da Computação fazem visita técnica ao CEMADEN e ao INPE

A viagem para São José dos Campos aconteceu de 18 a 20 de abril

  • Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 20/04/2018 às 00:00
  • Última modificação 20/04/2018 às 15:05
Visita Técnica Engenharia da Computação
Visita Técnica Engenharia da Computação
Crédito: Lídia Bononi Paiva Tomaz

A visita técnica promovida para os alunos do curso de Engenharia da Computação do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológica teve como meta a visitação a duas instituições: CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O CEMADEN é coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e tem como missão realizar o monitoramento das ameaças naturais em áreas de riscos em municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, além de realizar pesquisas e inovações tecnológicas que possam contribuir para a melhoria de seu sistema de alerta antecipado, com o objetivo final de reduzir o número de vítimas fatais e prejuízos materiais em todo o país.

Para isso, o CEMADEN conta com diversos profissionais com habilidades multidisciplinares incluindo especialistas da Tecnologia da Informação para a realização de pesquisas na análise dos dados advindos de pluviômetros automáticos, de radares meteorológicos, de plataformas para monitoramento de umidade do solo e de pluviômetros semiautomáticos distribuídos nas comunidades de áreas de risco.

Nesta direção, é fato que existem pesquisas e aplicação de conceitos de Computação Gráfica e Processamento de Imagens para que seja possível analisar os dados obtidos e cumprir com a missão da instituição. Por esta razão, a visita ao CEMADEN constituiu oportunidade ímpar aos alunos para que eles tivessem contato com o ambiente de TI desta instituição, conhecessem a infraestrutura do local e participassem de bate-papos com diversos profissionais do setor de desenvolvimento de softwares. Além disso, houve momentos com pesquisadores e especialistas em radares, bem como a realização de uma visita à sala de Operações.

O INPE busca referência nacional e internacional nas áreas espacial e do ambiente terrestre pela geração de conhecimento e pelo atendimento e antecipação das demandas de desenvolvimento e de qualidade de vida da sociedade brasileira. E nesta visita os alunos conheceram a instituição, participaram de uma palestra sobre Geoinformática e processamento de imagens e realizaram uma visita ao Laboratório de Integração e Testes (LIT). Desta forma, mais uma vez os alunos tiveram a visão prática da aplicação de conceitos de Computação Gráfica e Processamento Digital de Imagens.

Por Lídia Bononi Paiva Tomaz, professora e organizadora da visita técnica.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página