Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Estão abertas as inscrições para a II Exposição Sensitiva do Campus Udicentro

Estão abertas as inscrições para a II Exposição Sensitiva do Campus Udicentro

Exposição acontece no dia 25 de maio e vai demonstrar a importância e presença dos sentidos na vida cotidiana

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 02/05/2018 às 00:00
  • Última modificação 22/08/2018 às 12:30
Exposição permite que os participantes façam experiências com os cinco sentidos
Crédito: Divulgação

No último sábado do mês de maio, o Campus Uberlândia Centro será o palco de uma viagem pelos cinco sentidos do corpo humano. Por meio de atividades como a exposição de obras artísticas, salas experimentais e peças teatrais, a  II Exposição Sensitiva vai mostrar para os visitantes como os sentidos estão presentes na vida cotidiana, sobretudo para comunicação e interação com o mundo.

As inscrições para a Exposição já estão abertas no site http://exposicaosensitiva.ga. Podem se inscrever tanto os interessados em conhecer os trabalhos expostos e apreciar as atividades que serão oferecidas na programação, quanto aqueles que querem mostrar o seu trabalho. O tema da Exposição deste ano é “Interior” e qualquer pessoa, seja aluno do Campus Udicentro ou representante da comunidade externa, pode inscrever sua obra. Valem, por exemplo, poemas, esculturas, ilustrações e fotografias.

Para se inscrever, basta preencher o formulário eletrônico disponível no site. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a organização por meio do e-mail exposicaosensitiva@gmail.com. Este ano, a Exposição acontece no IFTM Campus Uberlândia Centro, sob coordenação da professora Danielle Cristina Silva, no dia 25 de maio, sábado, às 15h30.

Brinde aos sentidos

A II Exposição Sensitiva conta com uma série de atividades que vão atiçar os sentidos dos participantes. Assim como na primeira edição, voltam à programação as Salas Experimentais, nas quais os visitantes são convidados a testar cada um dos seus sentidos. Em uma das salas, por exemplo, os participantes são vendados para que percebam com mais nitidez o tato ou audição.

Entre as novidades da segunda edição está o teatro, que pode ser mudo ou somente auditivo. Os visitantes vão apreciar a encenação de peças com no máximo 20 minutos de duração, nas quais serão exploradas reflexões entre aparência e interior. Outra novidade da Exposição este ano é a Realidade Virtual. Será construída no Campus uma estrutura na qual os visitantes vão usar óculos de realidade virtual, fones de ouvido e poderão tatear o ambiente. Na ocasião, eles vão percorrer o sistema digestivo do corpo humano.

A Exposição conta também com a Mostra de Trabalhos Artísticos, mas a programação somente será finalizada após o período de inscrições. A Mostra traz obras como esculturas, pinturas, fotografias, performances, cenas curtas, músicas e declamação de poemas, sempre voltadas ao tema específico da Exposição.

Sobre o projeto

Registrado na Coordenação de Extensão do IFTM Campus Uberlândia Centro, o projeto Exposição Sensitiva oferta vagas para estudantes de todos os cursos do Campus. A origem do projeto se deu pela falta de um evento que refletisse a arte como meio de exploração e autoconhecimento. Inicialmente, a proposta era a criação das obras somente, porém percebeu-se a necessidade de se incluir os trabalhos criados por pessoas de fora do projeto, contribuindo para enriquecimento das experimentações.

A primeira edição da Exposição aconteceu em outubro do ano passado. Em 2018, o evento será uma parceria com o III Fórum de Educação Inclusiva, que acontece nos dias 23 e 24 de maio.