Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > IFTM inaugura laboratório Controle Biológico de mosca-dos-chifres usando o besouro africano
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM inaugura laboratório Controle Biológico de mosca-dos-chifres usando o besouro africano

O lançamento será no dia 4 de maio

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 27/04/2018 às 15:35
  • Última modificação 27/04/2018 às 15:26

Na próxima semana, 4 de maio, a partir das 9h30 no campus Uberaba do IFTM, acontece a inauguração do Laboratório de Controle Biológico da Mosca do Chifre.

O Laboratório, uma parceria da Champion Saúde Animal, PROPI e PROEXT, tem como objetivo inicial disponibilizar kits do besourinho para cinco pequenos pecuaristas do município de Uberaba, proporcionado intermediação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) é uma das piores pragas de bovinos no Brasil. Esse inseto possui uma picada dolorosa que causa irritação nos animais e prejuízos como perda de 60 ml de sangue/dia, perda de peso e produção de leite.

A mosca desenvolve-se nas fezes frescas dos bovinos e, uma das formas de controle é a utilização do besouro africano (Digitonthopagus gazella), que revira as fezes e as incorpora no solo. Essa ação de enterrar as fezes reduz a multiplicação das moscas, exercendo um efeito anti-helmíntico que melhora a absorção e a retenção de nitrogênio volátil e de água no solo, bem como outros constituintes do esterco.

A inauguração será realizada próximo ao setor de mecanização.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página