Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Laboratório de Controle Biológico de mosca-dos-chifres usando o besouro africano é inaugurado no Campus Uberaba
Início do conteúdo da página
Notícias

Laboratório de Controle Biológico de mosca-dos-chifres usando o besouro africano é inaugurado no Campus Uberaba

O laboratório tem como uma de suas finalidades atender atividades de ensino, pesquisa e extensão

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 04/05/2018 às 13:44
  • Última modificação 04/05/2018 às 15:25
Inauguração do Laboratório de Controle Biológico de mosca-dos-chifres
Inauguração do Laboratório de Controle Biológico de mosca-dos-chifres
Crédito: Comunicação Social e Eventos - Campus Uberaba

Foi inaugurado na manhã de hoje, 4 de maio, o Laboratório de Controle Biológico de mosca-dos-chifres usando o besouro africano do IFTM Campus Uberaba, destinado a atender às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Estiveram presentes no evento e descerramento da placa o vice-prefeito de Uberaba, João Gilberto Riposatti; o vice-reitor do IFTM, professor José Antônio Bessa; o pró-reitor de extensão tecnológica, professor Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira; o pró-reitor de desenvolvimento institucional, Gustavo Goulart Martins; o diretor-geral do IFTM Campus Uberaba, professor Rodrigo Afonso Leitão; o coordenador do laboratório, professor Américo Iorio Ciociola Júnior; professores da instituição; estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e Zootecnia; além de outros convidados.

A solenidade teve início com as boas-vindas do diretor-geral Rodrigo Leitão que ressaltou importância do projeto e seu alcance para a comunidade externa e comunidade acadêmica, aliando ensino, pesquisa, extensão e inovação.  “Gratificante fazer parte desse momento. Vamos continuar caminhando nesse sentido para atender à missão institucional que deve se pautar nas necessidades da sociedade”.

Segundo o professor responsável pelo projeto, Américo Iorio Ciociola Júnior, o Laboratório de Controle Biológico de mosca-dos-chifres usando o besouro africano é uma parceria da Champion Saúde Animal, PROPI e PROEXT e tem como objetivo inicial disponibilizar kits do besourinho para cinco pequenos pecuaristas do município de Uberaba, proporcionado intermediação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) é uma das piores pragas de bovinos no Brasil. Esse inseto possui uma picada dolorosa que causa irritação nos animais e prejuízos como perda de 60 ml de sangue/dia, perda de peso e produção de leite.

A mosca desenvolve-se nas fezes frescas dos bovinos e, uma das formas de controle é a utilização do besouro africano (Digitonthopagus gazella), que revira as fezes e as incorpora no solo. Essa ação de enterrar as fezes reduz a multiplicação das moscas, exercendo um efeito anti-helmíntico que melhora a absorção e a retenção de nitrogênio volátil e de água no solo, bem como outros constituintes do esterco.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página