Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico participam da OBI 2018

Alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico participam da OBI 2018

XX Olimpíada Brasileira de Informática

• Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 18/05/2018 às 00:00
  • Última modificação 18/05/2018 às 14:25
CAUPT
Crédito: Divulgação

Nessa quinta-feira, dia 17 de maio, foi realizada, na Unidade II do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico a prova da primeira fase da XX Olimpíada Brasileira de Informática, evento organizado pelo Instituto de Computação da UNICAMP, que visa despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e competição.

A OBI é organizada em duas modalidades:

Iniciação - onde os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo dessa modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação.

Programação – a prova dessa modalidade exige conhecimento em programação e é necessário o uso de computadores. Nela, os participantes resolvem tarefas de programação com níveis variados de dificuldade.

Segundo o professor Camilo de Lelis Tosta Paula, organizador da OBI no campus, se considerarmos o crescimento da área de tecnologia da informação no mercado de trabalho, esse tipo de evento vem de encontro com o estimulo da ciência da computação nos níveis fundamental e médio. Visto que a OBI procura jovens talentos nessa área, um evento onde o jovem pode abrir novos caminhos profissionais e pessoais, com prêmios como cursos de aperfeiçoamento em programação de diversos níveis e todos preparatórios para etapas mais avançadas de olimpíadas.

Os alunos do campus que realizaram a prova da OBI foram Caio Cesário Santos, 1° ano do Técnico em Eletrônica, Guilherme José Morai Mutão, 2° ano do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Marcelo Siqueira Filho, 2° período de Engenharia da Computação.

“Considero que para o aluno é uma porta de entrada para o sucesso nessa profissão, mas infelizmente ainda temos que lutar contra o desinteresse destes para participarem desta modalidade de evento. Nessa competição tivemos 7 competidores inscritos, sendo 2 do ensino médio técnico, 3 do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 2 do curso de Engenharia da computação, porém apenas 3 dos competidores inscritos foram fazer a prova. Acredito que devemos pensar em estratégias para motivar nossos alunos a participarem mais deste modelo de competição, pois assim eles abrirão as portas para sua profissão e elevarão ainda mais o nome da nossa instituição no mercado de trabalho”, lamentou Camilo.