Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico participam da OBI 2018
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico participam da OBI 2018

XX Olimpíada Brasileira de Informática

  • Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 18/05/2018 às 00:00
  • Última modificação 18/05/2018 às 14:25
CAUPT
CAUPT
Crédito: Divulgação

Nessa quinta-feira, dia 17 de maio, foi realizada, na Unidade II do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico a prova da primeira fase da XX Olimpíada Brasileira de Informática, evento organizado pelo Instituto de Computação da UNICAMP, que visa despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e competição.

A OBI é organizada em duas modalidades:

Iniciação - onde os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo dessa modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação.  

Programação – a prova dessa modalidade exige conhecimento em programação e é necessário o uso de computadores. Nela, os participantes resolvem tarefas de programação com níveis variados de dificuldade.

Segundo o professor Camilo de Lelis Tosta Paula, organizador da OBI no campus, se considerarmos o crescimento da área de tecnologia da informação no mercado de trabalho, esse tipo de evento vem de encontro com o estimulo da ciência da computação nos níveis fundamental e médio. Visto que a OBI procura jovens talentos nessa área, um evento onde o jovem pode abrir novos caminhos profissionais e pessoais, com prêmios como cursos de aperfeiçoamento em programação de diversos níveis e todos preparatórios para etapas mais avançadas de olimpíadas.

Os alunos do campus que realizaram a prova da OBI foram Caio Cesário Santos, 1° ano do Técnico em Eletrônica, Guilherme José Morai Mutão, 2° ano do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Marcelo Siqueira Filho, 2° período de Engenharia da Computação.

“Considero que para o aluno é uma porta de entrada para o sucesso nessa profissão, mas infelizmente ainda temos que lutar contra o desinteresse destes para participarem desta modalidade de evento. Nessa competição tivemos 7 competidores inscritos, sendo 2 do ensino médio técnico, 3 do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 2 do curso de Engenharia da computação, porém apenas 3 dos competidores inscritos foram fazer a prova. Acredito que devemos pensar em estratégias para motivar nossos alunos a participarem mais deste modelo de competição, pois assim eles abrirão as portas para sua profissão e elevarão ainda mais o nome da nossa instituição no mercado de trabalho”, lamentou Camilo.

 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página