Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM Campus Uberaba recebe comitiva do Sudão para curso sobre produção agropecuária
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM Campus Uberaba recebe comitiva do Sudão para curso sobre produção agropecuária

Projeto intercampi é resultado de convênio com a Embaixada do Sudão

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 21/05/2018 às 00:00
  • Última modificação 21/05/2018 às 15:48
Recepção à Comitiva do Sudão em Uberaba
Recepção à Comitiva do Sudão em Uberaba
Crédito: IFTM Campus Uberaba

De 21 a 26 de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) recebe equipe de 18 docentes do Ensino Profissionalizante do Sudão para participarem de Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) denominado “Sistemas Integrados para a Produção Agropecuária”.

O projeto, que foi firmado através de convênio com a Embaixada do Sudão, tem como objetivo proporcionar formação continuada de docentes da educação técnica e tecnológica do referido país, na área de ciências agrárias, em função da trajetória do Brasil na produção de alimentos por meio das atividades agropecuárias.

A proposta vai ao encontro da missão dos Institutos Federais (IFs), que têm, em sua lei de criação, objetivos e finalidade únicos que os deixam inteiramente comprometidos com a sociedade. Após quase 10 anos de criação, essas instituições caminham em passos mais ousados e inclusivos, por meio da internacionalização, com suporte as nações irmãs tão carentes de formações profissionais, das quais o Brasil tem a expertise, como agricultura e pecuária.

Assim, a realização do curso “Sistemas Integrados para a Produção Agropecuária” se justifica não somente pela transmissão de conhecimento, mas também pela troca de saberes e a contribuição do Brasil para o desenvolvimento do Sudão, país que deu origem a gerações de brasileiros.

O curso é interinstitucional e multicampi. Cada campus dos IFs buscará inserir nos projetos de aplicação metodológica de cada componente curricular, aspectos de produção agropecuária regional, uma vez que o Brasil, como país continental, apresenta uma grande diversidade de técnicas agropecuárias distintas.

“Essa é uma atividade muito importante para todo o setor produtivo da região, pois comprova, mais uma vez, a qualidade da nossa agropecuária, que a cada vez mais tem despertado o interesse do mercado internacional”, afirma o Reitor do IFTM, professor Roberto Gil Rodrigues Almeida.

O grupo já passou pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) Campus Planaltina, onde vivenciou práticas agropecuárias aplicadas no Centro-Oeste (Cerrado Brasileiro).

Agora, no IFTM, os profissionais serão capacitados no Campus Uberaba, onde professores abordarão práticas aplicadas à Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

“A proposta é que apresentemos a eles um panorama da produção agropecuária brasileira, conhecendo as potencialidades de diferentes regiões do país”, explica o professor Lucas Arantes Pereira, responsável pelo cronograma de atividades do grupo no Triângulo Mineiro.

Posteriormente, de 27 de maio a 2 de junho, a equipe irá para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSudeste de Minas Gerais) Campus Barbacena, e para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Arinos, que irão apresentar essa realidade aplicada ao Sudoeste Mineiro e à Região Norte de Minas Gerais.

Entre os dias 16 e 18 de junho eles retornam ao IFB para finalização das atividades e para cerimônia de conclusão do curso, com certificação dos participantes.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página