Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM Campus Uberaba recebe comitiva do Sudão para curso sobre produção agropecuária

Projeto intercampi é resultado de convênio com a Embaixada do Sudão

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 21/05/2018 às 00:00
  • Última modificação 21/05/2018 às 15:48
Recepção à Comitiva do Sudão em Uberaba
Crédito: IFTM Campus Uberaba

De 21 a 26 de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) recebe equipe de 18 docentes do Ensino Profissionalizante do Sudão para participarem de Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) denominado “Sistemas Integrados para a Produção Agropecuária”.

O projeto, que foi firmado através de convênio com a Embaixada do Sudão, tem como objetivo proporcionar formação continuada de docentes da educação técnica e tecnológica do referido país, na área de ciências agrárias, em função da trajetória do Brasil na produção de alimentos por meio das atividades agropecuárias.

A proposta vai ao encontro da missão dos Institutos Federais (IFs), que têm, em sua lei de criação, objetivos e finalidade únicos que os deixam inteiramente comprometidos com a sociedade. Após quase 10 anos de criação, essas instituições caminham em passos mais ousados e inclusivos, por meio da internacionalização, com suporte as nações irmãs tão carentes de formações profissionais, das quais o Brasil tem a expertise, como agricultura e pecuária.

Assim, a realização do curso “Sistemas Integrados para a Produção Agropecuária” se justifica não somente pela transmissão de conhecimento, mas também pela troca de saberes e a contribuição do Brasil para o desenvolvimento do Sudão, país que deu origem a gerações de brasileiros.

O curso é interinstitucional e multicampi. Cada campus dos IFs buscará inserir nos projetos de aplicação metodológica de cada componente curricular, aspectos de produção agropecuária regional, uma vez que o Brasil, como país continental, apresenta uma grande diversidade de técnicas agropecuárias distintas.

“Essa é uma atividade muito importante para todo o setor produtivo da região, pois comprova, mais uma vez, a qualidade da nossa agropecuária, que a cada vez mais tem despertado o interesse do mercado internacional”, afirma o Reitor do IFTM, professor Roberto Gil Rodrigues Almeida.

O grupo já passou pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) Campus Planaltina, onde vivenciou práticas agropecuárias aplicadas no Centro-Oeste (Cerrado Brasileiro).

Agora, no IFTM, os profissionais serão capacitados no Campus Uberaba, onde professores abordarão práticas aplicadas à Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

“A proposta é que apresentemos a eles um panorama da produção agropecuária brasileira, conhecendo as potencialidades de diferentes regiões do país”, explica o professor Lucas Arantes Pereira, responsável pelo cronograma de atividades do grupo no Triângulo Mineiro.

Posteriormente, de 27 de maio a 2 de junho, a equipe irá para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSudeste de Minas Gerais) Campus Barbacena, e para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Arinos, que irão apresentar essa realidade aplicada ao Sudoeste Mineiro e à Região Norte de Minas Gerais.

Entre os dias 16 e 18 de junho eles retornam ao IFB para finalização das atividades e para cerimônia de conclusão do curso, com certificação dos participantes.