Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico participaram da OBA

Alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico participaram da OBA

21° Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

• Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 22/05/2018 às 00:00
  • Última modificação 22/05/2018 às 14:19
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2018
Crédito: Samia Abadia Dantas

Na última sexta-feira, dia 18 de maio, foi aplicada em todo Brasil a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e nossos alunos participaram pela segunda vez desse desafio.

A OBA tem como objetivos fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

“Neste ano começamos a nos preparar com alguma antecedência, e mesmo com tantas coisas acontecendo no campus, conseguimos fazer dois encontros para tentar sanar algumas dúvidas da turma sobre os assuntos que consideram mais difíceis, como astronáutica, por exemplo,” comentou a professora e representante da OBA no Campus, Samia Abadia Dantas.

Vinte e três alunos fizeram a prova, que aconteceu na Unidade II do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, no período da tarde, apesar de terem sido feitas 43 inscrições na escola. A servidora Érica Vieira de Andrade auxiliou na organização e, junto com o aluno Emmanuel Umbelino Ribeiro, do 3° MSI, atuaram na aplicação da prova como fiscais, garantindo que tudo ocorresse de forma tranquila.

Segundo a professora Samia, mesmo considerando a prova difícil, os alunos deram seu máximo. Quem está fazendo a prova nível quatro pela primeira vez tem mais dificuldade, já que estavam habituados com os níveis anteriores e a cobrança de conteúdos agora é maior, mas, mesmo aqueles que já fizeram prova neste nível no ano passado, como o aluno João Victor Sene Araújo, do 2° TCG, consideraram a prova mais difícil. "Gostei da prova, mesmo envolvendo mais contas e sendo difícil, achei interessante. Pretendo continuar a realizar a olimpíada, pois gosto bastante de astronomia" comentou João Victor.

Além da olimpíada, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AB) realizam também MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes, que está em sua 12ª edição. E alguns dos nossos alunos já planejam participar da mostra no próximo ano, como o Caio Cesário Santos, do 1° TELE, que completa dizendo “gostei muito de participar e pretendo sempre continuar, pois me ajuda a ampliar meu conhecimento e me instiga a estudar mais e mais sempre”.

Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. Quem ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados, assim como o IFTM.