Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Professora do Campus Uberlândia Centro apresenta trabalho de pesquisa em Colóquio Internacional

Desenvolvido em 2017 e 2018, trabalho aborda temáticas ligadas à juventude

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 25/05/2018 às 00:00
  • Última modificação 24/05/2018 às 12:38
Colóquio foi sediado na cidade do Rio de Janeiro
Crédito: Divulgação

Na última semana, a cidade do Rio de Janeiro sediou o Colóquio Internacional Fronteiras Abertas para o Social: América Latina. Durante o evento, o Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), se fez presente com a participação da professora doutora Werusca Virote de Sousa Pinto. Ela participou da mesa redonda intitulada “Juventude da América Latina: potencialidades e perspectivas”, na qual apresentou pesquisas realizadas pelo grupo de Pesquisa do CNPq: Protagonismos Social Jovem e Adolescência Contemporânea, no Campus Uberlândia Centro, nos anos de 2017 e 2018.

A pesquisa versa sobre categorias vivenciais presentes na vida dos adolescentes e foram realizadas coleta de dados teóricos e correlações bibliográficas. Uma das temáticas abordadas buscava relacionar a evolução do conceito de gênero com a Matemática, em trabalho encerrado e premiado no ano de 2017. E ainda estão em andamento pesquisas sobre temas como as novas relações espaço tempo; espiritualidade, religiosidade e violências. Participam dos trabalhos de pesquisa cinco alunos, sendo um bolsista e os demais voluntários.

Segundo a professora, “o evento possibilitou o diálogo com outros pesquisadores do Brasil e da América Latina e permitiu dar visibilidade a pesquisas relacionadas com jovens do interior do país”. Os relatórios da pesquisa serão publicados em breve em periódicos da área.