Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Professora do Campus Uberlândia Centro apresenta trabalho de pesquisa em Colóquio Internacional
Início do conteúdo da página
Notícias

Professora do Campus Uberlândia Centro apresenta trabalho de pesquisa em Colóquio Internacional

Desenvolvido em 2017 e 2018, trabalho aborda temáticas ligadas à juventude

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 25/05/2018 às 00:00
  • Última modificação 24/05/2018 às 12:38
Colóquio foi sediado na cidade do Rio de Janeiro
Colóquio foi sediado na cidade do Rio de Janeiro
Crédito: Divulgação

Na última semana, a cidade do Rio de Janeiro sediou o Colóquio Internacional Fronteiras Abertas para o Social: América Latina. Durante o evento, o Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), se fez presente com a participação da professora doutora Werusca Virote de Sousa Pinto. Ela participou da mesa redonda intitulada “Juventude da América Latina: potencialidades e perspectivas”, na qual apresentou pesquisas realizadas pelo grupo de Pesquisa do CNPq: Protagonismos Social Jovem e Adolescência Contemporânea, no Campus Uberlândia Centro, nos anos de 2017 e 2018.

A pesquisa versa sobre categorias vivenciais presentes na vida dos adolescentes e foram realizadas coleta de dados teóricos e correlações bibliográficas. Uma das temáticas abordadas buscava relacionar a evolução do conceito de gênero com a Matemática, em trabalho encerrado e premiado no ano de 2017. E ainda estão em andamento pesquisas sobre temas como as novas relações espaço tempo; espiritualidade, religiosidade e violências. Participam dos trabalhos de pesquisa cinco alunos, sendo um bolsista e os demais voluntários.

Segundo a professora, “o evento possibilitou o diálogo com outros pesquisadores do Brasil e da América Latina e permitiu dar visibilidade a pesquisas relacionadas com jovens do interior do país”. Os relatórios da pesquisa serão publicados em breve em periódicos da área.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página