Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Agenda externa e viagens incrementam experiência educacional dos alunos do curso de Marketing

Um dos destaques das aulas no primeiro semestre foi viagem em grupo para Florianópolis

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 13/06/2018 às 00:00
  • Última modificação 14/06/2018 às 10:56
Estudantes visitarem empresas e conheceram modelos de negócios diferentes em Florianópolis
Crédito: Divulgação

O currículo dos alunos do curso de Marketing, do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), é repleto de disciplinas interessantes, projetos práticos e participação em eventos do Campus, mas uma das formas de complementar o aprendizado no curso são as atividades desenvolvidas para além dos muros da unidade. Por meio de visitas a empresas e espaços de negócios da cidade, os estudantes costumam ter a oportunidade de conhecer atividades e profissionais do mercado. Em maio, um grupo de 40 alunos teve a chance de vivenciar uma experiência externa a centenas de quilômetros de Uberlândia.

Durante três dias, os estudantes visitaram Florianópolis, onde puderam conhecer o trabalho de Marketing de grandes empresas instaladas na cidade. O grupo conheceu a cervejaria Blumenau; a empresa NC8, que trabalha com gestão de ecommerce de marcas como Melissa e Rider; a empresa Audaces, referência mundial em inovação tecnológica para a moda. Outro ponto alto da viagem foi a visita ao IL Campanário Villagio Resort, um dos maiores e mais sofisticados resorts da região. Por lá, eles conheceram estratégias de marketing e prestação de serviços.

“Uma visita técnica para o aluno é de extrema importância, pois ele tem o contato da prática e teoria e isso amplia os horizontes e a forma de ver o conteúdo, a própria forma de ele ver o seu papel na instituição. Também provoca uma interação muito grande entre alunos de diversos períodos, isso gera um sentimento de pertencimento e de grupo e as relações interpessoais melhoram. Isso, como resultado, ajuda o processo de ensino e aprendizagem”, afirma o professor José Carlos de Castro Júnior.

Um olhar sobre a feira livre

Outra atividade externa de relevo para os alunos do curso de Logística, também realizada em maio, foi uma visita técnica à feira livre do bairro Patrimônio, em Uberlândia. Alunos do projeto Multidisciplinaridade, do 3º período, andaram pela feira com o objetivo de conhecer os diferentes modelos de negócios e o funcionamento das diferentes barracas. “Para um leigo pode parecer tudo igual, mas há diferenças significativas a serem observadas. O objetivo da atividade é verificar a percepção deles, desenvolver o olhar do não dito, do que está escondido”, afirma o professor José Carlos.