Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Paracatu > Últimas Notícias > IFTM Paracatu recebe convidados de países latino-americanos

IFTM Paracatu recebe convidados de países latino-americanos

Projeto de pesquisa faz sucesso e se converte em uma interessante oportunidade para futuras parcerias

• Por IFTM Campus Paracatu
  • Publicado em 18/06/2018 às 07:00
  • Última modificação 19/06/2018 às 13:36
Representante da Bolívia, Cel. Marco Antônio, juntamente com os alunos
Crédito: Priscila Almeida Lopes

Está sendo desenvolvido no campus Paracatu um projeto de pesquisa da professora de espanhol Priscila Almeida Lopes, cujo objetivo é trazer pessoas de países latino-americanos para uma “Roda de Conversação Intercultural”, na qual os alunos têm a oportunidade de interagir e conhecer, de maneira mais próxima, a cultura de seus países: “os alunos e até mesmo nós professores de línguas, às vezes temos uma ideia ainda muito superficial sobre a cultura dos falantes da língua-alvo, e a cultura a que me refiro não é aquela reservada à literatura e às artes e sim a que se destina à vida cotidiana dos falantes de espanhol na América-Latina; seus costumes, valores, comportamento etc. Assim, ao trazer alguém de outro país para interagir conosco, o ganho maior que temos é o intercâmbio cultural”, explica a professora Priscila, que também é mestranda no Departamento de Linguística Aplicada da Universidade de Brasília, para o qual está desenvolvendo esse projeto, sob a orientação da professora doutora Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade, da UnB.

Já estiveram presentes a venezuelana Emma Carolina Araújo Nava, professora de espanhol da Conecction, escola de idiomas situada em Paracatu; o coronel da polícia boliviana Sr. Marco Antonio Alvarez Caballero, que hoje está a serviço da Embaixada da Bolívia, sediada em Brasília e os empresários argentinos Matías Echeverría e Romina Paz, diretores da Geneze Sementes, uma empresa sediada em Paracatu desde 1994, que desenvolve pesquisa, projetos de desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de Milho e Soja de grande potencial de rendimento.

O Sr. Marco Antonio, representante da Bolívia, também participou do momento de premiação do Concurso de Redação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI/Paracatu, realizado no dia 7 de junho na quadra esportiva da instituição.

O projeto também tem realizado a conversação com representantes de outros países por meio de videoconferência, uma vez que este recurso tem sido bastante funcional para aqueles que moram realmente em seus países de origem ou longe de Paracatu. Como é o caso do professor e pesquisador Fidel Armando Cañas, de El Salvador, que realizou sua conversa com os alunos via videoconferência, desde Brasília, no dia 24 de maio deste ano.

O projeto tem dado tão certo que acabou se convertendo em um plano piloto para a oferta de um curso de conversação intercultural: “ainda estamos definindo quando será possível ofertá-lo, mas tudo indica que será já no próximo semestre”, explica a professora Priscila, que também é coordenadora do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do campus que oferece cursos de inglês e espanhol para os alunos e para toda a comunidade externa.

Estão previstas as participações de outras pessoas dos seguintes países: Chile, Peru e Colômbia. A idealizadora do projeto, professora Priscila está aguardando contato com representantes de outros países hispano-americanos que também foram convidados a participar, mas ainda não enviaram retorno. Caso você queira indicar alguém entre em contato conosco pelo e-mail idiomas.ptu@iftm.edu.br ou pelo telefone 38 3365-0300.