Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Alunos do curso de Marketing usam formato Ted Talk para apresentar trabalhos sobre Comunicação Corporativa
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos do curso de Marketing usam formato Ted Talk para apresentar trabalhos sobre Comunicação Corporativa

Objetivo era que eles falassem sobre o que aprenderam ao longo da disciplina

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 21/06/2018 às 06:00
  • Última modificação 20/06/2018 às 12:01
Estudantes apresentaram suas palestras em formato curto e descontraído
Estudantes apresentaram suas palestras em formato curto e descontraído
Crédito: Guilherme Brasil IFTM/Udicentro

O auditório do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo (IFTM), recebeu um evento diferente na manhã de quarta-feira (20/06). Alunos do 1º período do curso de Tecnologia em Marketing apresentaram um trabalho no qual tinham que falar sobre o que aprenderam na disciplina de Comunicação Corporativa. Para isso, eles fizeram uma apresentação no formato Ted Talk, que é uma série de conferências curtas, com dinâmicas criativas e sobre temas variados.

Os estudantes trabalharam o conteúdo de formas bastante diferentes, sempre usando recursos visuais e associando a disciplina com situações e temáticas diversificadas. Para a professora Gyzely Lima, que ministra a disciplina e organizou essa apresentação, foi uma oportunidade para que eles desenvolvessem a capacidade de apresentação oral. 

“É uma oportunidade de criar um ambiente mais formal de apresentação, no qual eles podem superar, por assim dizer, as dificuldades com a língua portuguesa, se preparar para uma apresentação pública e, além disso, conseguir trazer isso numa dinâmica mais contemporânea. O Ted Talk tem um formato de apresentação mais leve, mais breve, emocionante e está dentro dessa perspectiva também corporativa”, afirma.

Ao longo das apresentações, dez avaliadores, entre professores e estudantes de outros períodos, estavam no auditório assistindo e anotando comentários sobre a apresentação de cada aluno. O objetivo é que cada estudante receba um feedback, para fins formativos, sobre a sua apresentação. Para tanto, os comentários foram escritos a partir de três critérios: criatividade, temática abordada e a forma de apresentação. 

Um dos aspectos mais interessantes do Ted Talk do Marketing foi que vários estudantes procuraram associar a apresentação a aspectos pessoais de suas vidas. Essa estratégia ajudou a deixar o tema mais leve, acessível e descontraído para os ouvintes. Segundo Gyzely, essa dinâmica se aproxima da estratégia de storytelling, muito usada no ambiente corporativo. 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página