Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Alunos da disciplina de Sociologia e Extensão Rural do Curso de Engenharia Agronômica realizaram excursão técnica ao norte de Minas Gerais e Alto Paranaíba.

A excursão aconteceu nos municípios de Jaíba, Janaúba e Carmo do Paranaíba.

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 21/06/2018 às 10:45
  • Última modificação 21/06/2018 às 10:50
Turma de alunos e professores na represa Bico da Pedra em Janaúba, MG. Local onde se capta água para alimentar o perímetro irrigado do Projeto Gorutuba.
Crédito: Prof. Heliomar Baleeiro de Melo Júnior

Na semana de 04 a 08 de junho de 2018 os estudantes do Curso de Engenharia Agronômica matriculados na disciplina de Sociologia e Extensão Rural realizaram uma excursão técnica ao norte de Minas Gerais, nos perímetros irrigados dos projetos Jaíba e Gorutuba, nos municípios de Jaíba e Janaúba respectivamente. Também visitaram uma cooperativa de produtores rurais CARPEC no município de Carmo do Paranaíba, MG localizado na região do Alto Paranaíba.

No período de 04 a 06 de junho a equipe de alunos e professores visitaram o perímetro irrigado do Projeto Jaíba, no distrito de Mocambinho, município de Jaíba, MG. Nesta oportunidade visitou-se propriedades da agricultura familiar, agricultores de média e alta tecnologia (empresários rurais). Visitaram ainda a unidade experimental da Epamig e o Distrito dos Irrigantes do Jaíba (DIJ), onde conheceram a estação de bombeamento principal que capta água do rio São Francisco para alimentar os canais de irrigação de todo o perímetro irrigado.

No dia 07 de junho visitou-se o perímetro irrigado do projeto Gorutuba no município de Janaúba. Visitou-se a barragem Bico da Pedra e a estrutura de captação de água para alimentar o perímetro irrigado do Gorutuba. Nesta mesma oportunidade foram visitadas propriedades rurais de agricultores familiares.

Todas as visitas no norte de Minas Gerais foram organizadas e acompanhadas por Engenheiros Agrônomos e extensionistas da Emater-MG.

No dia 08 de junho a equipe se deslocou até o município de Carmo do Paranaíba, MG na região do Alto Paranaíba, onde tiveram a oportunidade de conhecer uma cooperativa de sucesso no que se diz respeito à agricultura, a cooperativa CARPEC. Nesta oportunidade a equipe de alunos e professores tiveram palestras sobre cooperativismo, associativismo e também fizeram uma visita a uma propriedade rural de alto nível tecnológico que produz café certificado. Verificaram aspectos fitossanitários e nutricionais da cultura do café e também a colheita mecanizada, bem como o processo de beneficiamento dos grãos colhidos. Toda a visita foi guiada pelo Engenheiro Agrônomo e responsável pela assistência técnica por parte da cooperativa. Ainda neste mesmo dia visitou-se uma fábrica de rações, avaliando toda a sua estrutura e funcionamento bem como recebendo informações do mercado de rações.

Os professores responsáveis pela organização, acompanhamento e condução da excursão técnica ao norte de Minas Gerais e Alto Paranaíba foram: Heliomar Baleeiro de Melo Júnior, Júlio César Neves dos Santos e Juvenal Caetano de Barcelos.