Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Alunos do Campus Uberlândia Centro se preparam para os Jogos dos Institutos Federais

Quase 80 competidores vão representar o Campus no evento, que acontece no início de julho

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 30/06/2018 às 06:00
  • Última modificação 29/06/2018 às 12:38
Estudantes treinam tênis de mesa no Campus Uberlândia Centro
Crédito: Guilherme Brasil

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), vai marcar presença nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). A primeira etapa dos Jogos, a etapa institucional, com os alunos de diversos campi do IFTM, será na cidade de Patrocínio, a partir do dia 04 de julho, e o Campus Udicentro terá uma comitiva de quase 80 estudantes, em seis modalidades esportivas.

Os alunos do Udicentro vão participar do Futsal, Vôlei, Basquete, Atletismo, Xadrez e Tênis de Mesa. Em todas as modalidades, o campus terá atletas no masculino e feminino, exceto pelo Basquete, que conta apenas com uma equipe masculina.

As seletivas para a formação dessas equipes aconteceram entre os meses de março e maio no Campus, sob a coordenação da professora Karina Costa. Os treinamentos das equipes de modalidades coletivas acontece em uma quadra próxima ao Campus, enquanto no Xadrez e Tênis de Mesa os alunos praticam no próprio Campus.

Antes de seguir para os Jogos, os participantes participaram de treinamentos e avaliações físicas, nas quais foram tiradas as medidas de cada um dos atletas. Para todo esse trabalho, a professora Karina conta com o auxílio de três bolsistas de extensão, além de uma monitora.

Sobre os Jogos

Os Jogos dos Institutos Federais (JIF) são uma competição esportiva tradicional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que propõe a integração dos alunos. Além disso, favorece a prática de atividades físicas e também oportuniza a troca de experiências como estratégia educativa e emancipadora.

Neste ano o Campus Patrocínio sediará a Etapa Institucional, na qual estarão reunidos aproximadamente 540 atletas de todos os campi do IFTM, que disputarão diversas modalidades esportivas: futsal, handebol, voleibol, basquete, atletismo, tênis de mesa e xadrez.

Os vencedores seguirão para a Etapa Regional (JIF Sudeste), que acontecerá de na cidade de Belo Horizonte, no Instituto Federal de Minas Gerais. Já a Etapa Nacional será realizada em Fortaleza (CE), no Instituto Federal do Ceará, de 16 a 21 de outubro de 2018.