Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Alunos do Campus Udicentro visitaram Parque Estadual em Uberlândia para debater sobre conservação ambiental
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos do Campus Udicentro visitaram Parque Estadual em Uberlândia para debater sobre conservação ambiental

Parque Estadual do Pau Furado se estende por Uberlândia e Araguari e tem mais de dois milhões de hectares

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 03/07/2018 às 06:00
  • Última modificação 02/07/2018 às 19:51
Parque Estadual do Pau Furado foi criado há mais de dez anos
Parque Estadual do Pau Furado foi criado há mais de dez anos
Crédito: Divulgação

Alunos dos cursos técnicos de Administração e Computação Gráfica, do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), aproveitaram o mês de junho pra discutir conservação ambiental. Nos dias 19 e 26 do último mês, duas turmas fizeram visitas técnicas ao Parque Estadual do Pau Furado

Durante a visita, os grupos participaram de uma trilha ecológica até a cacheira do Marimbondo, um dos principais pontos turísticos da reserva. Ao longo do percurso, foram discutidos temas como a relevância da criação de parques para a conservação ambiental; a descrição da fauna e flora do Cerrado; além dos recursos hídricos e  o relevo local. Também foram abordados aspectos do patrimônio cultural e o contexto de criação do parque.

O trabalho foi coordenado pelas professoras Lísia Moreira Cruz e Karina Estela Costa, do Campus Uberlândia Centro.

Sobre o Parque

Criado pelo Decreto Estadual sem número de 27 de janeiro de 2007, o Parque abrange território dos municípios de Araguari e Uberlândia e conta com uma área total de 2.186.849 de hectares. Sua criação decorre de uma medida de compensação florestal estabelecida pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), durante o processo de licenciamento ambiental do Complexo Energético Amador Aguiar (Usinas Hidrelétricas Capim Branco I e II). 

O Parque abrange um fragmento representativo e bem conservado do bioma Cerrado, com pequenas intercorrências do bioma Mata Atlântica. A região assume grande importância regional para a conservação da biodiversidade, uma vez que foram identificadas 932 espécies de fauna e flora dentro de seus limites geográficos.  



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página