Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Alunos dos cursos técnicos podem se inscrever no Programa Jovens Embaixadores 2019

Egresso do curso de Computação Gráfica visitou os Estados Unidos pelo Programa e deu dica aos estudantes

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 04/07/2018 às 00:00
  • Última modificação 04/07/2018 às 11:12
Antônio Neto foi aprovado no Jovens Embaixadores em 2017 e fez sua viagem em janeiro deste ano
Crédito: Guilherme Brasil IFTM Udicentro

Estão abertas, até o dia 19 de agosto, as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2019. O Programa oferece um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para jovens estudantes da Rede Pública com perfil de liderança. Além de ser uma excelente oportunidade de ampliar os conhecimentos em inglês, conhecer novas pessoas e viajar para os EUA para discutir questões sociais, para os alunos do Campus Uberlândia Centro ainda há um outro incentivo. Em janeiro deste ano, um egresso do curso técnico do Computação Gráfica, aprovado no Programa em 2017, fez a sua viagem e compartilhou a experiência com os colegas.

Formado no fim de 2017, Antônio Teixeira Junqueira Neto passou de sala em sala compartilhando a experiência e incentivando os alunos do Campus a fazerem suas inscrições. Ele fez sua viagem entre os dias 09 de janeiro e 04 de fevereiro deste ano e teve a chance de visitar as cidades de Washington, capital dos Estados Unidos, e Pensacola, no estado da Flórida. Durante a viagem, ele e outros jovens embaixadores de vários estados brasileiros conheceram políticos e personalidades americanos, visitaram centros de apoio a comunidades carentes, e participaram de discussões sobre justiça social, liderança e outros temas.

Segundo Antônio, além da chance de conhecer os Estados Unidos, o Programa oferece uma oportunidade para conhecer o Brasil, pois durante o programa ele teve contato com jovens embaixadores de vários outros estados brasileiros e pôde aprender para sobre a cultura de pessoas de outras regiões. Além disso, ele destacou que foi importante conhecer e discutir alguns problemas sociais dos EUA.

“Eu sempre idealizei muito os EUA. A gente cria a ideia de que tudo lá é perfeito, que todos têm dinheiro e conseguem viver bem, mas eu pude conhecer alguns problemas  sociais semelhantes aos do Brasil. É uma experiência importante para ampliar o olhar sobre algumas questões”, afirma Antônio. “Também desenvolvi bastante meu inglês. A fluência na língua não é ser perfeito, mas conseguir se comunicar. Voltei muito mais seguro com minha habilidade em inglês”, complementa.

Processo seletivo

Para participar do Programa, o interessado deve cumprir requisitos como ter entre 15 e 18 anos, ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior, nunca ter viajado para os Estados Unidos, ser aluno da Rede Pública, ter boa fluência em inglês, entre outros. O Programa cobre custos como passagens, hospedagem e atividades culturais.

Durante a conversa com os alunos do Campus, Antônio deu dicas sobre o processo seletivo, que é dividido em várias fases, como a elaboração de um texto sobre a sua vida, uma prova escrita e até prova oral, a medida em que se avança no processo. Os participantes devem comprovar a participação em programas de voluntariado. No caso de Antônio, ele falou sobre sua participação como voluntário na peça Reatalhos, desenvolvida em 2017 no Campus, como atividade de extensão.

Além da experiência, Antônio garante que o Programa colaborou para suas decisões sobre o futuro. Ele iniciou o curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e afirma que a participação no Programa Jovens Embaixadores ajudou a tomar a decisão. “Eu gostei de entrar em contato com as novas culturas, entender que existem diferenças e semelhanças e perceber como elas são relativas. Quis ter a chance de entender isso mais a fundo. Estou entendendo agora a diferença e a maneira como os estados lidam uns com outros”, analisa.

Para saber mais e se inscrever no Programa, os interessados devem acessar o site http://www.jovensembaixadores.org/2019. As inscrições estão abertas até o dia 19 de agosto. Outras informações também podem ser obtidas por meio do Facebook do Programa em http://www.facebook.com/jovensembaixadores.